
O carro é rico em fibras naturais e pretende ser verde não apenas nas cores. “Há anos pesquisamos materiais ambientalmente corretos, passando pelas fibras de bagaço de cana-de-açúcar, sisal, juta, bananeira, casca de arroz e a tradicional farinha de madeira”, enfatizou André Nascimento, presidente da Plascar.
Durante o congresso de 2009 da SAE Brasil a Plascar apresentou várias peças complexas injetadas em fibras naturais. A novidade atraiu representantes da Fiat, que se interessaram pelos materiais e pediram propostas para um veículo ecológico, naquele mesmo ano. Em dezembro surgiu um Idea Adventure, que inspirou o Novo Uno Ecology.
A empresa passou a acompanhar o grupo de fornecedores encarregados de criar 30 componentes injetados para o novo carro, destacando três engenheiros para a tarefa. Foram criados a partir de fibras naturais: para-choques dianteiro e traseiro, frisos e revestimentos das portas, protetores de para-lamas, porta-mapas e objetos das portas, porta-pacotes, soleiras internas das portas, coberturas de colunas ABC, revestimento da tampa do porta-malas.
“É um projeto revolucionário. Ficamos orgulhosos de participar” — garantiu Nascimento.