
A organização do Women’s Worldwide Car of the Year (WWCOTY) divulgou os modelos vencedores da edição de 2025.
As categorias do prêmio deste ano foram Modelo Urbano, SUV compacto, Carro Grande, SUV Grande, 4×4 e Picape, Carro de Luxo e Performance, Marca Mais Tecnológica e Prêmio Sandy Myhre para a marca que melhor entende as mulheres.
Seis veículos foram selecionados entre 81 candidatos que participaram do WWCOTY – o único prêmio automotivo que possui um júri 100% feminino.
Todos os concorrentes precisaram cumprir com os pré-requisitos de terem sido lançados em pelo menos dois continentes ou 40 países entre janeiro e dezembro de 2024.
Veja os vencedores das oito categorias do Women’s Worldwide Car of the Year 2025:
- Modelo Urbano: Mini Cooper
- SUV compacto: Kia EV3
- Carro Grande: Audi A6 e-tron
- SUV Grande: Hyundai Santa Fe
- 4×4 e Picape: Toyota Land Cruiser
- Carro de Luxo e Performance: Porsche Panamera
- Marca Mais Tecnológica: BYD
- Prêmio Sandy Myhre: Volvo
Prêmio é o único do mundo com júri feminino
Os seis modelos vencedores participam agora da fase final para determinar quem fica com o troféu principal do WWCOTY.
O canal do Women’s Worldwide Car of the Year no YouTube vai anunciar o grande vencedor no dia 6 de março. A data foi escolhida porque será dois dias antes do Dia Internacional da Mulher.
O WWCOTY está em sua 15ª edição e tem um júri formado por 82 jornalistas automotivas de 55 países espalhados pelos cinco continentes do mundo. É o único prêmio da indústria automotiva global com um júri exclusivamente feminino.
Volvo comemora vitória no Prêmio Sandy Myhre
A Volvo celebrou a conquista do Prêmio Sandy Myhre, que leva o nome da jornalista responsável pela criação do WWCOTY.
Segundo a marca, o prêmio “destaca a dedicação da Volvo Cars em diversas áreas importantes, entre elas, a inclusão no local de trabalho”.
A fabricante promove várias iniciativas para o empoderamento feminino. Em 2023, a Volvo firmou uma parceria com a “Girls Who Code”, organização que visa reduzir a disparidade de gênero na tecnologia ao incentivar a participação feminina em áreas tradicionalmente dominadas pelos homens.
Em seu time brasileiro, a montadora tem quatro mulheres em sua diretoria: Mirella Cambrea, diretora de marketing; Tatiane Faria, diretora de Network; Rita Leme, diretora de RH; e Monette Felippe, diretora de PNL.
Além delas, outras sete ocupam cargos de gerência e mais de 35% dos funcionários da operação no país são mulheres. Elas estão presentes em várias áreas da companhia, como marketing, eletrificação, financeiro e jurídico.
A Volvo promove a inclusão até nos testes de colisão. Desde 1995 a empresa utiliza bonecos de testes que simulam mulheres grávidas para simular os efeitos de uma batida em gestantes.