
Especializada em transformação, a divisão prevê dobrar o tamanho da área construída, para 10,6 mil metros quadrados, com a construção de dois novos galpões, um para a produção (corte) e o segundo para estocagem com capacidade para armazenar 16 mil toneladas de bobinas.
O investimento contemplará também a compra de uma nova press blanking line, principal equipamento de corte de aço, que permitirá à empresa produzir 63 tipos de peças (blanks) figurados e regulares, fornecidos às empresas do parque de fornecedores da montadora e que serão utilizados nas partes internas do Renegade, como suportes, travessas, longarinas e reforços. Esta será a primeira linha press blanking line instalada no Nordeste fora das dependências de uma montadora. A empresa iniciou também a modernização de outros equipamentos já existentes na planta, como uma slitter, para corte longitudinal e rolos, e uma desempenadeira, para corte transversal e chapas de aço.
A Usiminas fornece para a Jeep aços estruturais e para suspensão também em forma de bobinas, que são repartidas pela própria Jeep em sua linha de montagem, estes aplicados nos revestimentos internos e externos do carro. A matéria prima é produzida na unidade de Ipatinga (MG), onde estão instaladas as duas linhas de produção de aços galvanizados da siderúrgica, que destina em média cerca de um terço de suas vendas no Brasil para o setor automotivo.
“A parceria aumenta a integração da Usiminas com o setor automotivo, a partir do desenvolvimento de novas tecnologias em aço e da especialização dos nossos serviços. Estamos trabalhando fortemente para consolidar a liderança no atendimento a este mercado de alto valor agregado”, afirma o presidente da Usiminas, Rômel Erwin de Souza.
Com a ampliação, a Soluções Usiminas estima a contratação de 70 empregados, sendo 49 para atuarem na área de produção e qualidade, com previsão de que a unidade funcione a pleno vapor a partir do segundo semestre.