logo

none

Vale diz que não fixa preços do minério

A Vale divulgou comunicado à imprensa nesta terça-feira, 1º, reproduzindo trechos da coletiva em Xangai, na China, em que os executivos da companhia previram que o preço do minério tende a seguir a forma de negociação de commodities internacionais, como a soja.
Author image

Redação AB

01 jun 2010

3 minutos de leitura

P_noticia_7002.gif

“Os preços de minério de ferro estão seguindo a demanda e oferta do mercado. A Vale não está fixando preços. Quem está fixando os preços é o mercado. E nós só estamos refletindo nos contratos o que está acontecendo hoje no mercado”, disse o presidente da companhia, Roger Agnelli, durante explanação sobre o novo sistema de precificação do insumo adotado pela mineradora, com reajustes trimestrais.

“Não há qualquer disputa para determinar o preço da soja, do alumínio ou do cobre. Quem quer comprar compra”, afirmou José Carlos Martins, diretor executivo de Ferrosos da Vale. “No longo prazo, o preço do minério de ferro será fixado da mesma forma.”

Em comunicados emitidos em abril e maio, a Vale anunciou ter entrado em acordos, permanentes ou provisórios, com todos os seus clientes no mundo para alterar os contratos existentes para preços baseados em índices. “Os clientes podem escolher o índice ou a composição de índices que preferem usar. A Vale está aberta a negociar o que for melhor para o cliente”, explicou Martins.

De acordo com o comunicado divulgado pela empresa, “em um ambiente de rápido crescimento, o antigo sistema de preços benchmark, baseado em negociações anuais bilaterais, mostrou que não está apto a acomodar a dinâmica do comportamento de oferta e demanda”. “O novo sistema de preços suaviza a volatilidade diária natural dos preços spot (à vista), pois estabelece um preço trimestral baseado na média de três meses dos preços de índices para o período, terminando um mês antes do novo trimestre em questão.”

O comunicado prossegue: “ao mesmo tempo em que preserva a flexibilidade, o sistema permite que as siderúrgicas saibam de antemão o preço a ser pago no trimestre seguinte, facilitando o controle de custos e o gerenciamento de estoques.”


Método

O preço para o terceiro trimestre foi formado pela média dos preços à vista do minério de ferro vendido na China dos meses de março, abril e maio de 2010. Os preços são baseados em índices – tais como o Índice Platts, o Índice Metal Bulletin e o Índice TSI – que são facilmente acessados em uma base diária pelo mercado, contribuindo para a prevalência da transparência.

A mineradora destacou no comunicado que uma das características essenciais desse sistema é a capacidade de reconhecer as diferenças de qualidade do produto. Como os índices de preços spot são baseados em teor de 62% de minério de ferro e os minérios da Vale, de alta qualidade, podem chegar a até 66%, o novo sistema de precificação contempla o valor em uso superior dos minérios, através de um prêmio para minérios com teor maior de ferro.


Fonte: Irany Tereza Silva, Agência Estado.