
O reajuste, segundo a reportagem, seria implementado em duas parcelas de 40% cada uma, em março e abril, para suavizar o impacto sobre a produção siderúrgica, disse a SBB, sem citar fontes.
O UBS disse que a reportagem é animadora para as mineradoras, e que a Vale está enviando uma mensagem de que “se a siderurgia doméstica (brasileira) pode absorver um aumento de 80% para 2010, todo mundo pode.” O UBS acrescentou que a notícia também pode estar relacionada com o objetivo de longo prazo do governo brasileiro de atrelar uma maior parte da produção da Vale ao uso doméstico, em meio à rápida expansão da siderurgia no País.
O UBS afirmou ainda que a decisão de elevar os preços em duas parcelas de 40%, em março e abril, também reflete a postura da empresa de que os preços globais em 2010 devem ficar em linha com as cotações à vista. A notícia, se confirmada, é um sinal fortemente desfavorável para as siderúrgicas chinesas, disse o UBS.
A reportagem da SBB contribuiu para que as mineradoras fechassem em alta na bolsa de Sydney nesta sexta-feira. As ações da BHP Billiton subiram 0,5% e as da Rio Tinto avançaram 0,8%. O principal índice da bolsa, o S&P/ASX 200, subiu 0,4% e fechou aos 4.767,2 pontos.
As informações são da Dow Jones.
Fonte: Marcílio Souza, da Agência Estado