
A startup alemã de direção remota Vay recebeu US$ 37 milhões do Banco Europeu de Investimento (BEI) para lançar sua tecnologia de veículos de direção remota.
O CEO Thomas von der Ohe disse à Reuters que o empréstimo preferencial de longo prazo e juros baixos do BEI ajudará a Vay, sediada em Berlim, a lançar seus serviços comerciais em Hamburgo e na Bélgica.
SAIBA MAIS:
– Startup cria tecnologia para dirigir carro de forma remota
– Ford testa direção remota por sinais 5G
No início deste ano, a Vay lançou seu primeiro serviço comercial em Las Vegas, nos Estados Unidos, onde um “teledriver”, ou motorista remoto, entrega carros elétricos alugados por curto prazo aos clientes e os retira após o aluguel.
Os teledrivers sentam-se em uma estação com volante, pedais e outros controles do veículo. Os arredores reais do carro são reproduzidos por sensores de câmera e transmitidos para as telas dessa estação.
A Vay já levantou cerca de US$ 110 milhões de investidores. A empresa tem 20 carros em serviço em Las Vegas, fornecendo um serviço que custa aos consumidores metade do preço de um Uber por viagem, disse von der Ohe.
A Vay está atualmente expandindo sua frota de Las Vegas para 100 carros.