“O Brasil é um mercado em ascensão, que desenvolve e fabrica carros de boa qualidade de quase todas as marcas globais. Nós já temos muitos clientes aqui e prestamos serviços em todo o mundo para esse setor. Com o crescimento da demanda por certificações de importadores e exportadores, é natural estabelecermos uma representação aqui”, disse a Automotive Business Paul Markwick, chefe executivo da VCA, que veio ao Brasil esta semana para fazer contatos com órgãos do governo brasileiro, como Ibama, Denatran e Inmetro, e dar início à montagem do escritório. O anúncio da abertura foi feito oficialmente em São Paulo nesta quarta-feira, 24, por Vince Cable, ministro britânico de Negócios, Inovação e Treinamento, em um encontro do Comitê Econômico e de Comércio Conjunto.
A VCA é uma agência sem fins lucrativos ligada ao Departamento de Transportes do Reino Unido. Por isso pode cobrar taxas competitivas. “Muitos novos projetos estão sendo executados no Brasil e nós podemos oferecer todas as certificações e aprovações internacionais necessárias para esses novos veículos, sistemas e componentes”, afirma Markwick.
A entidade executa testes e inspeções em instalações de parceiros (na Inglaterra, usa facilidades da Mira e GM) e emite certificações para veículos e componentes automotivos, baseadas em conjuntos de normas da União Europeia e da Organização das Nações Unidas (ONU), bem como legislações locais. Segundo Markwick, no Brasil a VCA poderá prestar seus serviços tanto para importadores como exportadores de carros ou autopeças que queiram homologar seus produtos de acordo com as normas de qualidade e de emissões internacionais e brasileiras.
A agência britânica já fez acordos com entidades brasileiras, como o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) e o Inmetro, para fazer a certificação qualidade de autopeças importadas, que passa a ser obrigatória no mercado brasileiro de reposição para certos componentes, como rodas e lâmpadas. Também poderá homologar carros importados de acordo com as normas de emissões de poluentes do Ibama.
No sentido contrário, a VCA também oferece a exportadores brasileiros as certificações necessárias de qualidade, emissões e ruídos para vender veículos e peças em vários mercados. Para isso conta com a ajuda de sua rede internacional de 12 escritórios já instalados em países como China, Índia, Japão, Coreia, Itália, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos. Também trabalha com a aplicação de sistemas de gestão de processos produtivos como ISO 9001 (qualidade), ISO/TS 16949 (qualidade automotiva), ISO 14001 (proteção ambiental) e OHSAS 18001 (saúde e segurança ocupacional).
O governo britânico considera a abertura do escritório da VCA em São Paulo como parte do esforço em estreitar as relações comerciais e técnicas entre Brasil e Reino Unido.