logo

automóveis

Veículos puxam alta de 0,4% da produção industrial

Com o aumento de 7% na produção registrada em fevereiro na comparação com janeiro, o setor de veículos exerceu a maior influência positiva sobre o avanço de 0,4% da produção industrial nacional apurada para o mês, segundo dados divulgados na terça-feira, 2, pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apontando este como o segundo resultado positivo consecutivo, acumulando ganho de 4,2% no bimestre para a atividade. Este também foi o segundo resultado positivo consecutivo para veículos, setor que acumulou expansão de 16,8% no primeiro bimestre, interrompendo o comportamento negativo observado desde outubro do ano passado, quando o setor acumulou perda de 23,5%.
Author image

Redação AB

02 abr 2014

2 minutos de leitura

G_noticia_19347.gif

O relatório do IBGE aponta que o crescimento da atividade industrial no País em fevereiro teve perfil generalizado, alcançando três das quatro categorias de uso e 19 dos 27 ramos pesquisados, entre eles o de veículos automotores, no qual são considerados os segmentos de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, carretas reboques e semirreboques.

Por categoria, a de bens de consumo cresceu 0,5%, com destaque para bens duráveis – que avançou 20,9% em fevereiro sobre janeiro – anotou seu maior crescimento mensal desde março de 2010, quando a alta foi de 25,8%. Seu resultado foi fortemente influenciado pela maior fabricação de automóveis, cuja alta foi de 21,1%, e de produtos da linha marrom (móveis), com avanço de 87,8%. Outros ramos também impactaram positivamente na categoria de bens de consumo duráveis, como telefones celulares (26,1%), motocicletas (7,3%), eletrodomésticos da linha branca (2,3%), outros eletrodomésticos (9,1%) e artigos mobiliários (5,6%). Os não duráveis tiveram recuo de 0,1% em sua produção de fevereiro. Bens de capital e intermediários cresceram 0,1% e 01,8%, respectivamente.

Na comparação com fevereiro de 2013, o setor industrial mostrou crescimento de 5%, com resultados positivos para as quatro categorias e de 21 dos 27 ramos pesquisados. Vale citar que fevereiro deste ano teve 20 dias úteis, dois a mais do que igual mês do ano passado, por causa do feriado de carnaval. Novamente, o setor de veículos, que avançou 12,9% na comparação anual, exerceu a maior influência positiva na formação da média da indústria, impulsionada pela maior fabricação de automóveis, comerciais leves (veículos para transporte de mercadorias), chassis de ônibus, caminhão-trator para reboques e semirreboques e caminhões.

Para ver a pesquisa industrial mensal completa no site do IBGE, clique aqui.