
A CES, Consumer Electronic Show, maior feira de tecnologia do mundo, aconteceu em Las Vegas, nos Estados Unidos, com novidades para o setor da mobilidade.
O evento continuou atraindo as fabricantes de automóveis. No entanto, a mostra perdeu parte de seu apelo neste ano pela ausência das gigantes locais – leia-se General Motors, Ford e Stellantis.
VEJA MAIS:– CES 2024 focará em carros elétricos e tecnologias viáveis– Por causa da greve, Stellantis ficará de fora da CES 2024
Sem a presença da trinca conhecida como “Big Three”, o protagonismo ficou com as marcas “estrangeiras”. Além de Honda e Hyundai, outras empresas asiáticas e até a Bosch ganharam os holofotes.
Veja a seguir cinco destaques da CES 2024 para o setor da mobilidade:
Conceitos ousados da Honda

A Honda aproveitou a feira para apresentar dois carros-conceito bem futuristas. Apesar da ousadia no design, a fabricante garante que os veículos serão fonte de inspiração para a futura linha de automóveis Série 0.
O Saloon tem uma silhueta bastante incomum, mas antecipa um futuro sedã com estreia prevista para 2028. Muitos elementos de estilo devem ser replicados no modelo de produção em série. Já o Space Hub é uma minivan com enormes portas do tipo asa-de-gaivota e interior bastante amplo, cujos bancos mais lembram um sofá.
Robô que carrega carro elétrico

A Bosch apresentou uma tecnologia automatizada de manobristas capaz de acionar carregadores de carros elétricos. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Cariad, divisão de softwares da Volkswagen, e é capaz de conduzir um carro autônomo até uma vaga de estacionamento com um carregador.
Em seguida, um robô abre a porta de carregamento do veículo e encaixa o cabo para iniciar a recarga. O cabo é removido assim que a bateria é recarregada e o veículo se dirige a outra vaga, abrindo espaço para que outro veículo elétrico possa ser carregado.
E-VTOL da Hyundai

A Hyundai apresentou um estudo de e-VTOL chamado apenas de S-A2. O projeto foi desenvolvido pela Supernal, divisão da fabricante sul-coreana dedicada a e-VTOLs, que promete fabricá-lo em série já a partir de 2028.
Equipado com oito hélices dobráveis, o S-A2 atinge velocidade de cruzeiro de 193 km/h e pode voar a uma altitude de 457 metros. O veículo foi concebido para percorrer distâncias curtas de, no máximo, 64 quilômetros.
Picape versátil da VinFast

A VinFast é uma marca vietanmita pouco conhecida fora da Ásia, mas causou uma boa impressão na CES. Essa receptividade se deve em parte à VF Wild, conceito de picape que traz a assinatura do estúdio italiano Torino Design.
A caçamba esbanja versatilidade: ao toque de um botão, o banco traseiro é rebatido e a vigia traseira é recolhida para que a parte de trás da cabine seja aberta. Com isso, objetos mais longos podem ser transportados sem a necessidade de abrir a tampa traseira.
ChatGPT nos carros da VW

A Volkswagen anunciou o uso do ChatGPT em seus carros ainda em 2024. A tecnologia servirá como um complemento à assistente pessoal utilzada nos sistemas de entretenimento a bordo, podendo ajudar em perguntas que o recurso não conseguir responder.
Um dos modelos que sairão de fábrica com a inteligência artificial será o novo Golf, que foi apresentado com uma leve camuflagem na versão esportiva GTI.
