
O primeiro volume da série já vendeu mais de seis mil exemplares, em duas edições. O segundo chega com tiragem de 3.500 exemplares.
O terceiro e último volume será lançado no final do ano, detalhando fatos recentes da história do automóvel, abrangendo o período de 1950 a 2000.
O autor
José Luiz Vieira, engenheiro automotivo e jornalista especializado no ramo, trabalha em uma sala repleta de materiais e fotos colhidas ao longo de cinco décadas.
“Fui convencido a dar uma utilização adequada a este material todo” – disse, para justificar o enorme desafio que representou organizar a biblioteca.
A tarefa foi complementada por entrevistas, pesquisas e muitas horas de acesso à internet.
José Luiz passou pelas revistas Auto-postal, Indústria Automotiva, Máquinas e Metais, Revista de Automóveis. Foi correspondente das revistas Foreing Cars, Ward’s Automotive Group e World Car Guide.
O engenheiro-jornalista nasceu em São Paulo e morou vários anos nos Estados Unidos. Foi assessor do Ministro dos Transportes em 1975 e 1976. Durante quatro anos colaborou com o Estadão, escrevendo sobre automóveis e segurança. Dedicou três anos ao Diário de São Paulo, como editor de automóveis.
Foi editor de testes da revista Auto Esporte e dirigiu por oito anos a revista Motor3. Foi responsável pela edição brasileira da revista TransGlobal, da Daimler-Chrysler.