
Na área de Shape Design (design externo de veículos), o primeiro colocado foi Thiago Carfi Pinho, da IED-SP, que desenvolveu o projeto “VW My”. A segunda posição ficou com Fábio Frare Garcia, da Unesp-SP, com o “VW Goog” e a terceira com Cleber Santos Mendonça Gonçalvez, da UEM-PR, com “City Urban Concept”.
Na categoria de Color & Trim (design interno e acabamento de veículos) ganhou Carolina Vaitiekunas Pizarro, da Unesp-SP, com “UP to you”.
O desafio adotou como tema o conceito “Volkswagen Urbano”. Os candidatos foram levados a fazer uma reflexão sobre o futuro próximo, estimulando propostas de veículos que priorizem o prazer de dirigir, a minimização dos impactos ecológicos e sociais e a produção e circulação dos veículos.
Outro destaque durante a cerimônia de divulgação dos vencedores foi a apresentação do Volkswagen In, veículo inspirado no conceito E-Up! e desenvolvido pelos estudantes Kauré Ferreria Martins, Guilherme de Souza Motta e Rogério Okabe, que realizaram estágio na montadora este ano. Foi a primeira vez que o projeto, moldado em clay, foi apresentado em tamanho real.
Nas dez edições anteriores o estágio formou 39 designers, que trabalham atualmente na fábrica em São Bernardo do Campo e até mesmo na matriz da marca na Alemanha.
“Abrimos as portas para jovens talentos que precisam apenas de uma grande oportunidade para desenvolver e aperfeiçoar suas habilidades”, diz Gerson Barone, gerente de Design & Package da Volkswagen.

A Volkswagen recebeu duas centenas de inscrições para o Talento Design, avaliados por designers, engenheiros e jornalistas especializados. Os 25 trabalhos selecionados levaram a um teste prático: produzir na fábrica o desenho de um automóvel a partir de um briefing. Na última etapa quinze finalistas fizeram a apresentação final para o júri.