Apesar da reação do novo Corolla, o Civic manteve uma liderança confortável. Quanto às stations pequenas, a esperada recuperação por parte da Palio Weekend confirmou-se. E o Picasso, com ajuda do Grand C4 Picasso importado, impôs-se na categoria. Um modelo surpreendente foi o Captiva. Em pouco mais de três meses, alcançou o terceiro lugar entre mais de 20 concorrentes. Já a descontinuação da Corolla Fielder indica a fraqueza das stations médias.
Igualmente em posições inabaladas mantêm-se EcoSport (nada menos que 69% das preferências), Tucson, Fusion, Mercedes-Benz Classes S, Fit e Omega. A S10 conseguiu avançar na liderança, que nunca chegou a perder.
O resultado abaixo, em porcentuais, foi compilado por Paulo Garbossa, da ADK, seguindo orientações da coluna. Apenas os principais modelos, entre mais de 400 disponíveis, aparecem na classificação.
Compactos: Gol+Voyage, 18,1%; Palio+Siena, 17,9%; Celta+Prisma, 11,1%; Corsa hatch+sedã+Classic, 11%; Uno, 8,7%; Fox, 7%; Fiesta hatch+sedã, 5,9%; Logan+Sandero, 4,7%; Ka, 4%; 206+207, 2,9%; Polo hatch+sedã, 2,6%; Punto+Linea, 2,5%; C3, 2,2%. Gol e Voyage superam por pouco família Palio; Peugeot subiu uma posição.
Médios-compactos: Civic, 22%; Corolla, 15%; Vectra hatch+sedã, 13%; Astra hatch+sedã, 10,5%; Golf+Bora+Jetta, 8,5%; Focus hatch+sedã, 6,4%; C4 hatch+sedã, 6,2%; 307 hatch+sedã, 5,5%; Stilo, 5,2%. Civic não se abalou e Corolla superou os Vectras.
Médios-grandes: Fusion, 43%; Azera, 20%; Mercedes C+CLK, 9%; Accord, 6%; BMW 3, 5%; Camry, 4%. Fusion, ainda bem firme.
Grandes: Omega, 38%; Chrysler 300, 25%; Mercedes E+CLS, 12%. Omega perdeu só um pouco.
Topo: Mercedes S+CL, 54%; BMW 7, 19%; Lexus 460, 11%. Mercedes com tranqüilidade.
Stations pequenas: Palio, 37%; SpaceFox, 27%; Parati, 21%. Palio Weekend recuperou a liderança.
Stations médias: Mégane, 42%; Corolla, 27%; Jetta, 13%. Mégane ajudou no fim da Corolla Fielder.
Monovolumes pequenos: Fit, 40%; Idea, 27%; Meriva, 24%. Mesmo com modelo antigo, Fit se impôs.
Monovolumes médios: Picasso+Grand, 42%; Zafira, 37%; Scénic+Grand, 17%. Líder aumentou a vantagem.
Pickups pequenas: Strada, 50%; Montana, 23%; Saveiro, 21%. Strada é dona do segmento.
Pickups médias: S10, 33%; Hilux, 23%; L200, 20%. S10 ampliou sua participação.
Utilitários esporte pequenos: EcoSport, 69%; Pajero TR4, 14%; Tracker, 13%. Nada abala o EcoSport.
Utilitários esporte médios: Tucson, 40%; CR-V, 16%; Sportage, 14%. Tucson, fácil, fácil.
Utilitários esporte grandes: Pajero Full+Sport, 26%; Hilux SW4, 21%; Captiva, 14%. Captiva chegou forte.
Esporte: Mercedes SLK, 30%; Boxster+Cayman, 16%; Audi TT, 11%. SLK folgou na ponta.
RODA VIVA
HYUNDAI adiou mesmo a construção da nova fábrica de compactos em Piracicaba, SP até que o cenário econômico mundial mostre tendência de estabilização. De outro lado, fontes de exterior indicam que o Honda City, versão sedã do Fit, cuja fábrica na Argentina está atrasada, poderá ter a produção transferida para Sumaré (SP) junto ao Civic e ao Fit atuais.
REPERCUSSÕES na mídia internacional sobre o possível acordo Chrysler-Fiat tendem ao ceticismo. Nenhuma das duas dispõe de capacidade de investimento, em especial o grupo americano dependente de empréstimo governamental. Os italianos continuam acenando à PSA Peugeot Citroën quanto a aliança ou fusão. Mas ainda não foram correspondidos.
FALTAVA algo de vivacidade à SpaceFox até a chegada do motor 1.600 cm³ de maior torque, da série EA 111, já disponível no restante da linha. Modelo 2009 da station argentina derivada do Fox mostra agora mais agilidade, mesmo com a potência mantida em 103 cv (etanol). Faróis de refletor duplo estão também em todas as versões, inclusive na de entrada.
ÚLTIMO membro da família Peugeot 207, a versão Escapade da station, só conta com pneus de uso misto para ajudar em aventuras modestas fora de estrada. Além, claro, da suspensão elevada (vão livre 24 cm, segundo a fábrica) que lida bem com a buraqueira. Decoração não é chamativa – ponto positivo – e o conjunto evoluiu em mecânica e acabamento.
NOVAS válvulas injetoras de combustível da Magneti Marelli prometem 3% de economia de combustível e redução de até 20% na emissão de hidrocarbonetos. A empresa completou 30 no Brasil e espera para o próximo trimestre o primeiro cliente. Representante da engenharia VW estava no lançamento: primazia pode ser de um modelo da marca.
Alta Roda nº 509 – 27 de janeiro de 2009
[email protected]