
A venda de implementos rodoviários fechará 2022 com cerca de 153 mil unidades e queda próxima a 6% na comparação com o ano passado. A estimativa foi feita a partir dos resultados até novembro divulgados na terça-feira, 6, pela Anfir, associação que reúne os fabricantes do setor.
Segundo a entidade, nestes 11 meses foram entregues 140,6 mil equipamentos, na soma de leves e pesados. O total é 4,8% mais baixo que no mesmo período do ano passado. A pesquisa do primeiro trimestre mostra que as vendas acumuladas até março anotavam pequena alta na comparação com 2021, mas os acumulados de abril em diante passaram a indicar queda, que se acentuou no segundo semestre.
Leia também:
– Anfavea diz que semicondutores devem afetar produção até 2024
– Ano de 2023 será o das picapes de todos os tipos e preços
O resultado reflete o que ocorre no mercado de caminhões, mas com pequenas diferenças no momento e na intensidade da retração. As vendas acumuladas de caminhões se tornaram negativas a partir de maio (um mês depois dos implementos) e a queda atual está em 2,4%.
Apesar de a retração dos implementos estar próxima a 5%, a Anfir aguarda os licenciamentos daquilo que foi encomendado durante a Fenatran, feira de transporte que ocorreu na primeira quinzena de novembro. “Nos próximos meses, os emplacamentos relativos àquelas vendas vão surgir nas estatísticas da nossa indústria”, afirma o presidente da Anfir, José Carlos Spricigo.
Implementos leves entram em queda
O total acumulado até novembro mostra que a venda de carrocerias leves, montadas sobre chassi, atingiu 65,4 mil unidades, resultando em ligeira queda de 0,2% na comparação com iguais meses de 2021, após dez meses apontando crescimento sobre o ano passado.
O segmento leve foi puxado para baixo especialmente pelos baús de alumínio, cujas 22,2 mil unidades entregues resultaram em queda de 20,1% ante iguais meses do ano passado. As carrocerias para carga seca também contribuíram para a queda. Foram 14,9 mil unidades entregues, 7,9% a menos que em iguais meses do ano passado.
Entrega de pesados recua 8,4%
Até novembro foram licenciados 75,2 mil implementos pesados, os reboques e semirreboques. O total indica queda de 8,4%. Os dois tipos de carroceria que prejudicaram a venda de leves também impactaram os pesados. A entrega de baús para carga geral caiu quase pela metade e somou apenas 5,2 mil unidades (-45,9%) e as carretas para carga seca ficaram em 13,2 mil unidades (-14,4%).
Exportação soma 4,5 mil implementos
As associadas à Anfir exportaram no acumulado do ano (neste caso até outubro) 4,5 mil implementos. O total foi 3% mais baixo que o de iguais meses de 2021. Aqui é preciso lembrar que as associadas à Anfir também também usaram a Fenatran para fechar negócios no mercado externo e os resultados vão aparecer nos próximos meses, assim como as encomendas internas.