logo

Venda de importados cai 20% no acumulado do ano

T40 vem ajudando nas vendas da JAC Motors
Author image

Redação AB

06 nov 2017

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A venda de veículos importados no acumulado de janeiro a outubro somou 23,8 mil unidades, registrando queda de 20,3% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram emplacados quase 30 mil veículos desse segmento.
Os números foram informados pela Abeifa, entidade que reúne importadores e parte dos fabricantes locais. Olhando outubro isoladamente, quando foram licenciadas 2,6 mil unidades, o mês registrou alta de 9,8% sobre setembro.
Com a aproximação do fim do ano, o presidente da Abeifa, José Luiz Gandini, volta a lamentar o desdobramento do programa Inovar-Auto para os associados. “Chegamos ao auge de 199 mil veículos licenciados em 2011, caímos para 35 mil no ano passado e nossa previsão é fechar 2017 com 27 mil unidades.”
– Veja aqui o desempenho das associadas
– Veja aqui outros dados da Abeifa
-Veja outras estatísticas em AB Inteligência

Gandini espera agora o fim da cota máxima de 4,8 mil unidades por associado e dos 30 pontos porcentuais extras de IPI cobrados de cada veículo que excedia essa cota. Com as mudanças o executivo estima 40 mil unidades, o que resultaria em alta de 48,1% sobre o ano atual. PARTICIPAÇÃO DAS ASSOCIADAS
Em outubro, com o emplacamento de 4,4 mil unidades, as associadas alcançaram participação de 2,3% do mercado total de automóveis e comerciais leves. No acumulado do ano, com 38,7 mil veículos emplacados, a participação é semelhante, 2,2%.
Se for considerado o total de veículos importados, com a inclusão daqueles trazidos também pelas montadoras (20,5 mil veículos no total), o market share dos importados chega a 12,3%.
O minicaminhão Kia Bongo teve em outubro seu melhor desempenho neste ano: 189 unidades. Por ser um utilitário, faz acreditar que a economia começa mesmo a reagir. A JAC Motors teve desempenho razoável em outubro com a venda de 298 unidades.
Seu novo SUV T40 vem contribuindo com a marca e anotou 167 unidades emplacadas no mês, o melhor para o modelo até agora. Outubro também foi o melhor mês do ano para outro SUV, o Lifan X60, que anotou 255 emplacamentos. DESEMPENHO DE MODELOS COM PRODUÇÃO LOCAL
Entre as associadas à Abeifa que também têm produção nacional, BMW, Chery, Land Rover, Mini e Suzuki fecharam o mês de outubro com 1,8 mil emplacamentos, que representaram alta de 8,8% sobre setembro. No acumulado do ano, as associadas totalizaram 14,9 mil unidades emplacadas, anotando alta de 53,6%. A greve que afetou a Chery durante todo o mês de outubro prejudicou as vendas do QQ. O modelo vinha registrando média acima de 450 emplacamentos nos meses mais recentes e recuou para 325 carros em outubro.