
A venda de veículos importados somou em setembro 2,9 mil unidades, registrando queda de 23,4% ante agosto. O principal motivo foi a menor quantidade de dias úteis. No acumulado do ano, as 16 empresas ligadas à Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa) somaram 27,8 mil veículos emplacados, 30,9% a mais que nos mesmos nove meses do ano passado.
– Faça aqui o download dos dados da Abeifa
– Veja outras estatísticas em AB Inteligência
Apesar da expectativa gerada um mês atrás, de revisar para baixo a projeção anual, a entidade manteve o número de 40 mil unidades. José Luiz Gandini, presidente da entidade, afirma que o período eleitoral influenciou negativamente as vendas em setembro, mas aguarda uma recuperação até o fim do ano.
“Esperamos que no último trimestre o setor possa alavancar suas vendas, em especial no último bimestre, quando as eleições já estiverem definidas”, explica José Luiz Gandini, presidente da Abeifa.
As cinco marcas associadas que mais venderam veículos importados de janeiro a setembro foram Kia Motors (8,9 mil unidades, alta de 43,4%), Volvo (4,5 mil, +82%), Jac Motors (3,1 mil, +22,9%), BMW (2,1 mil, +33,9%) e Suzuki (1,9 mil, +0,1%).
DESEMPENHO DAS MARCAS COM PRODUÇÃO LOCAL
No acumulado do ano, as vendas da BMW cresceram 10,9% na comparação interanual (6,2 mil unidades em 2018, ante 5,6 mil em 2017); as da Caoa Chery aumentaram 86,4% (5 mil unidades em 2018, ante 2,7 mil em 2017); a Land Rover obteve alta de 3,1% (3,5 mil, ante 3,4 mil unidades) e a Suzuki, 26,8% (1,7 mil, ante 1,3 mil).