
O segmento de usados registrou 801 mil transferências em março, o que resultou em queda de 7,7% na comparação com fevereiro. As transações foram prejudicadas pelo menor número de dias úteis em razão do carnaval. No acumulado do ano, os 2,57 milhões de veículos que trocaram de mãos levaram a uma pequena alta de apenas 1% sobre o primeiro trimestre do ano passado. Os números foram divulgados pela Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionários.
– Faça aqui o download dos dados da Fenabrave
– Veja outras estatísticas em AB Inteligência
Os negócios no trimestre refletem o desempenho de mercado dos automóveis e comerciais leves de segunda mão, para os quais as transferências somaram 2,48 milhões, 0,8% a mais pela comparação interanual. De acordo com a Fenabrave, para cada auto ou comercial leve zero-quilômetro entregue foram negociados 4,3 usados no trimestre.
Entre os pesados, os ônibus anotaram alta significativa de 13% nas trocas de titularidade, com 12,9 mil usados transferidos. A venda de caminhões de segunda mão também cresceu no período, 5%, com 81,5 mil unidades. Na soma de ambos o crescimento foi de 6%. Para cada comercial pesado zero-quilômetro no trimestre foram negociados 3,4 usados.
2,7 MOTOS USADAS PARA CADA NOVA
O segmento de motos teve 695,1 mil transferências de usadas de janeiro a março, 3,6% a mais que em iguais meses de 2018. Para cada moto nova emplacada no primeiro trimestre, 2,7 usadas foram vendidas.