logo

Venda de veículos elétricos do Grupo Volkswagen cresce 48% no 1º semestre

Só na Europa foram entregues 164,8 mil unidades. Na China, contudo, marcas locais freiam avanço da companhia
Author image

Mario Curcio

18 jul 2023

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

O Grupo Volkswagen vendeu em todo o mundo no primeiro semestre 321,6 mil veículos elétricos, registrando alta de 48% na comparação com as 217,2 mil unidades entregues na primeira metade de 2022. Com isso, sua participação no segmento cresceu quase dois pontos porcentuais no período, de 5,6% para 7,4%.

Todavia, é importante ressaltar que a Volkswagen passa por dificuldades financeiras, uma vez que a maior parte do seu faturamento está financiando suas ações no mercado de veículos elétricos. Não à toa, o grupo viu certo crescimento nesta seara na primeira metade de 2023.


SAIBA MAIS:

– CEO da Volkswagen projeta tempos difíceis e sugere corte de gastos


Entre as empresas do grupo, o maior volume entregue foi dos automóveis da marca Volkswagen: 164,8 mil veículos e crescimento de 42,2% sobre iguais meses do ano passado. Chama a atenção também a grande quantidade de modelos Audi 100% elétricos no semestre, 76,6 mil carros e crescimento superior a 50% na comparação com a primeira metade do ano passado.

A análise por região aponta que as vendas dos carros elétricos do grupo cresceram 68,5% na Europa, com 217,1 mil unidades entregues no primeiro semestre. “Desde maio vimos uma tendência de melhora nos pedidos, depois de uma certa relutância por parte dos compradores em razão do tempo de espera e alta nos preços. Com a recente redução nos prazos de entrega, esperamos que essa tendência positiva continue nos próximos meses”, afirma o membro do comitê executivo de vendas da companhia, Hildegard Wortmann.

China é pedra no sapato do Grupo Volkswagen

Também é verdade que, no mercado chinês, a força dos carros elétricos de marcas locais impediu o crescimento do Grupo Volkswagen. A companhia entregou 62,4 mil unidades no primeiro semestre, quase 2% a menos que em iguais meses de 2022. A competitividade das fábricas chinesas e a forte demanda do mercado doméstico por veículos elétricos já levaram a japonesa Mitsubishi a anunciar sua retirada daquele mercado.


– Faça sua inscrição no encontro mais influente do ecossistema automotivo e da mobilidade


Os dados divulgados pelo grupo também confirmam a queda nas vendas de veículos elétricos da Volkswagen Caminhões e Ônibus, onde se encaixa o Volkswagen e-Delivery. Os dados da companhia apontam 40 unidades no primeiro semestre e queda de 65% na comparação com iguais meses do ano passado. Os emplacamentos obtidos aqui no Brasil indicam apenas 27 e-Delivery entregues e retração de quase 80% na comparação com a primeira metade de 2022. 

Nos Estados Unidos, porém, o Grupo Volkswagen obteve alta de 76%, com 29,8 mil elétricos vendidos. Ainda de acordo com a companhia, seus modelos com maiores volumes de vendas no semestre foram os Volkswagen ID.4/ID.5 (101,2 mil unidades), Volkswagen ID.3 (49,8 mil), Audi Q4 e-Tron (48 mil), Skoda Enyaq iV (31,3 mil) e Audi Q8 e-Tron (19,5 mil).