
As vendas de automóveis novos na União Europeia aumentaram 4% no acumulado do ano até julho, informou balanço da Acea, a associação das montadoras no continente. Foram vendidas 6,5 milhões de unidades no período.
Os maiores mercados do bloco mostraram desempenho positivo, mas modesto, com Espanha (+5,6%), Itália (+5,2%), Alemanha (+4,3%) e França (+2,2%) em crescimento.
SAIBA MAIS:
– Vendas globais de veículos elétricos cresceram 21%
– Vendas de carros elétricos terão forte crescimento em 2024
No comparativo mensal, as vendas de julho ficaram estagnadas, com alta de apenas 0,2% ante julho do ano passado, com 852 mil unidades.
As melhorias nos mercados de veículos elétricos (VE) belga, holandês e francês não conseguiram compensar a queda de quase 37% nas vendas de veículos elétricos a bateria na Alemanha.
As vendas de carros têm mostrado tendências mistas em todo o bloco, em parte devido a políticas divergentes sobre incentivos, enquanto os reguladores impuseram tarifas para manter os elétricos chineses baratos longe.
Um dado interessante é que o mix de veículos eletrificados nas vendas realizadas no janeiro-julho foi maior do que no ano passado: 3,5 pontos porcentuais a mais, ou 49% do total vendido no bloco.
Produção de veículos cai no Reino Unido
A produção de automóveis no Reino Unido caiu pelo quinto mês consecutivo em julho, prejudicada pela mudança das fabricantes para novos modelos e também por interrupções temporárias na cadeia de suprimentos.
Um total de 65,5 mil carros saíram das linhas de produção em julho, queda de 14,4% em relação ao ano anterior, informou a Sociedade de Fabricantes e Comerciantes de Automóveis (SMMT).
– Inscreva-se no #ABX24: Não perca o maior encontro de negócios do ecossistema automotivo
A produção de veículos eletrificados, que inclui modelos totalmente elétricos, híbridos plug-in e híbridos completos, constituiu 37,5% da produção total. No mesmo período do ano anterior, a fatia foi de 39,5%.