logo

Venda de veículos usados cresce 8,9% em maio

Acumulado do ano teve 4,5 milhões de unidades negociadas, com ritmo estável para leves e aquecido em pesados
Author image

Redação AB

04 jun 2019

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A venda de veículos usados em maio totalizou 996,5 mil unidades, registrando alta de 8,9% sobre abril. A comparação com maio de 2018 revela crescimento de 4,5%. No acumulado do ano foram 4,5 milhões de veículos, com crescimento de 1,3%. Os números se referem a automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus e foram divulgados pela Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionários.


Faça aqui o download dos dados da Fenabrave

– Veja outras estatísticas em AB Inteligência


A análise por segmento mostra que o baixo crescimento total ainda decorre da estabilidade nos automóveis e comerciais leves, em que as transferências somaram 4,3 milhões de veículos, apenas 1,1% a mais que nos mesmos cinco meses do ano passado. Nesse segmento, a cada zero-quilômetro vendido de janeiro a maio foram negociados 4,1 usados.
Os veículos pesados de segunda mão anotaram crescimento maior, 6,3%, com 166,8 mil transferências. A cada novo vendido, 3,3 usados trocam de mão. A renovação das frotas urbanas está favorecendo neste ano a movimentação no mercado de ônibus usados, cujas vendas aumentaram 8,8%. A alta é a mais expressiva entre os veículos motorizados e tende se acentuar até o fim do ano.

MERCADO DE MOTOS USADAS CRESCE 3% NO ANO

A venda de motos usadas em maio somou 263,9 mil unidades, registrando alta de 7,8% sobre abril e de 5% sobre maio de 2018. No acumulado do ano as transferências passaram de 1,2 milhão, 3% a mais pela comparação interanual.
Para cada moto nova emplacada de janeiro a maio, 2,7 usadas foram negociadas. O retorno das financeiras às concessionárias, interessadas em vender motos novas, acaba ajudando a girar parte dos modelos de segunda mão.