
A venda de veículos usados no primeiro bimestre teve 1,73 milhão de unidades, volume 2,1% menor que o registrado em igual período de 2019. O número inclui veículos leves e pesados. Os dados foram divulgados pela Fenabrave, entidade que reúne as associações de concessionários. A cada veículo novo emplacado no período, foram vendidos 3,3 usados.
Os automóveis e comerciais leves tiveram 1,68 milhão de unidades negociadas no bimestre, recuando 1,8% ante o mesmo período do ano passado. Para cada veículo leve zero-quilômetro, quatro usados trocaram de mãos no período. A retração no mercado de leves usados foi pouco maior que a anotada para os zero-quilômetro.
PESADOS RECUAM QUASE 10%
Neste primeiro bimestre foram negociados 57,3 mil veículos pesados, total 9,8% menor pela comparação interanual. A queda foi acentuada pelos ônibus. Com 7,1 mil unidades negociadas no período, eles anotaram queda de 20,5%. Os caminhões são maioria no segmento de pesados. Com 50,4 mil transferências, recuaram 8%. Para cada caminhão novo entregue no bimestre foram vendidos 3,7 usados. Nos ônibus, para cada novo há 1,8 usado.
MOTOS ANOTAM MENOR VARIAÇÃO NO BIMESTRE
A menor variação entre os segmentos neste primeiro bimestre ocorreu para as motos usadas. Com 467,5 mil unidades, elas recuaram apenas 1,1% ante iguais meses de 2019. A cada moto nova vendida foram negociadas 2,7 usadas. A proporção é pouco menor que as 2,8 de um ano atrás.
– Faça aqui o download dos dados da Fenabrave
– Veja outras estatísticas em AB Inteligência