logo

ciclomotores

Venda diária de motos cai para 4,7 mil

A venda de motos em março somou 103,3 mil unidades, registrando alta de 17,1% sobre fevereiro por causa do maior número de dias úteis. A média diária, no entanto, que andava por volta de 4,8 mil unidades nos dois primeiros meses, diminuiu para 4,7 mil. Os números são da Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionários.
Author image

cria

01 abr 2016

1 minutos de leitura

X_noticia_23720.gif

– Veja aqui os números da Fenabrave

A retração no acumulado do ano aumentou. No bimestre era de 9,7%. Com o trimestre passou para 12,5% no confronto com o mesmo período de 2015. Se forem descontados os ciclomotores usados licenciados como zero-quilômetro nesses três meses (em razão de uma alteração no Código de Trânsito Brasileiro), a queda real chega a cerca de 25%.

Essa mudança no código, a Resolução Contran nº 555/15 (que obriga o emplacamento de ciclomotores em todos os municípios), fez com a Shineray se tornasse a terceira fabricante em volume de emplacamentos. Sua participação de mercado passou de menos de 1% para quase 9%. Pelo mesmo motivo a Traxx ocupa hoje a quarta posição, à frente de Dafra e Suzuki. Sua fatia, que era de 0,6% no primeiro trimestre de 2015, hoje está em 3,1%.

Por outro lado, a medida fez com que a participação da Honda baixasse da casa dos 80% até o fim do ano passado para os atuais 66,2%.