“Agora os emplacamentos tendem a subir até chegar a um pico nos últimos dias do mês. Por exemplo, setembro teve a média de 13,6 mil licenciamentos por dia até meados do mês, porém a média subiu para 14 mil ao fim de 21 dias úteis”, explica Julian Semple, consultor da Carcon Automotive.
A tendência é que outubro feche com alta mais significativa das vendas, pois tem 23 dias úteis, dois a mais do que setembro passado. Com a esperada aceleração dos emplacamentos – o que é provável com as diversas promoções que as montadoras então praticando –, o mês pode terminar com cerca de 322 mil veículos leves emplacados se a média subir para 14 mil/dia, em crescimento de 9,3% sobre setembro. Contudo, a tendência permanece de queda, de 1,5%, na comparação com os 326,9 mil vendidos em outubro de 2012.
Caso o resultado de outubro se confirme, até o fim deste mês o mercado brasileiro deve chegar perto da marca de 3 milhões de veículos leves, com pouco mais de 2,9 milhões de emplacamentos de automóveis e comerciais leves no acumulado do ano. Ou seja, número muito próximo ao dos primeiros 10 meses de 2012, confirmando a desaceleração do mercado este ano, como vem acontecendo desde junho.
“É esperada uma recuperação nas vendas em novembro e dezembro próximos por conta da provável não prorrogação do IPI reduzido, fechando o ano com alta em torno de 1%. Também vemos aumento dos feirões e promoções, como a Chevrolet promoveu no fim de semana oferecendo financiamento com taxa zero a toda linha”, avalia Semple.