logo

Vendas de carros importados fecha bimestre com alta de 82%

Já os emplacamentos de veículos de fabricação nacional de associadas da Abeifa despencam
Author image

Redação AB

08 mar 2023

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

O mercado de carros importados tem o que celebrar neste primeiro bimestre de 2023 – ainda mais depois da queda em 2022. Balanço da Abeifa, associação que representa as importadoras, mostra que as vendas de veículos trazidos de fora cresceram 82% no período. 

Apesar da base fraca do ano passado, o crescimento na venda de carros importados é significativo. Nos dois primeiros meses, as 11 marcas que fazem parte da entidade negociaram 4.473 unidades em janeiro e fevereiro, ante 2.453 veículos no mesmo período de 2022.


VEJA TAMBÉM:
– VW aumenta participação no primeiro bimestre e Hyundai cai
– Com dias e chips a menos, montadoras repetem produção de 2022


De quebra, a participação das montadoras ligadas à Abeifa no mercado total também cresceu. Passou dos 7% registrados no bimestre inicial de 2022 para 12% nos dois primeiros meses deste ano.

Volvo se destaca nas vendas de carros importados

Entre as marcas, destaque para a Volvo Cars, líder nas vendas de carros importados. A marca sueca emplacou 1.342 unidades, 67% a mais que no primeiro bimestre do ano passado. Kia Motors com 774 e Porsch, com 606, também se destacaram.


– Faça aqui a sua inscrição no #ABX23 e garanta sua presença no maior encontro do setor automotivo


Queda na produção nacional

Já as vendas de veículos nacionais feitos por marcas associadas à Abeifa decepcionaram. Ainda mais com o fim de produção da Suzuki em Goiás, que ainda entrou no balanço de 2022. As duas montadoras, Caoa Chery e Land Rover, entregaram 2.024, 70% a menos que as mais de 6 mil unidades vendidas no primeiro bimestre do ano passado.