
No ano passado, o setor acumulou vendas de 160,4 mil unidades. Se confirmada a projeção da entidade, os negócios deste ano podem beirar as 176 mil unidades, abaixo do recorde apurado em 2011, quando o setor comercializou 190.825 unidades. Fixada no fim de 2012 pelo governo, as taxas de juros foram pré-programadas para todo o ano de 2013: durante o primeiro semestre, vigorou 3% ao ano e de 4% para as compras realizadas na segunda metade do ano.
“A decisão de fixar duas taxas no PSI/Finame, uma para cada semestre, permitiu que o mercado se programasse e como resultado estamos com desempenho positivo recuperando as perdas de 2012”, afirmou.
Para o próximo ano, o presidente da Anfir defende o ambiente de previsibilidade que o mercado teve em 2013, com a fixação antecipada das taxas de juros do PSI/Finame. “É fundamental para o mercado poder planejar seus investimentos para o próximo ano e para isso é importante a fixação das regras de financiamento ainda em 2013.”
O presidente da Anfavea, Luiz Moan, durante sua apresentação sobre o desempenho do setor automotivo entre janeiro e setembro, realizada na semana passada, informou que o ministro Guido Mantega confirmou que o governo manterá taxas menores da linha de financiamento Finame PSI para 2014 (leia aqui).