
“O segmento de pesados atende na maior parte as grandes movimentações de carga em setores como agropecuária e indústria. Isso significa que o aquecimento nesses setores se refletiu positivamente nas vendas de implementos rodoviários”, explica Alcides Braga, presidente da Anfir, acrescentando que segundo pesquisa do IBGE, agropecuária e indústria impulsionaram o crescimento do PIB no segundo trimestre do ano, com variação positiva de 3,9% e 2%, respectivamente.
Já o desempenho negativo de carroceria sobre chassi (leve), com queda de 4,06% no acumulado, impediu índice ainda maior no resultado global da indústria de implementos. O segmento é impulsionado pelas atividades de serviços, que teve leve avanço de 0,8% no segundo trimestre, segundo o IBGE.
“Esse segmento da economia é bastante focado em cidades e uma fatia de suas atividades envolve a movimentação de carga urbana, onde estão concentrados os produtos do setor de carroceria sobre chassis”, explica em nota o diretor executivo da Anfir, Mario Rinaldi.
– Veja aqui os dados do desempenho do mercado de implementos rodoviários referentes ao período janeiro-agosto.