logo

Vendas de implementos crescem mais de 50% no 1º semestre

Para fabricantes, número reflete recuperação da economia
Author image

Redação AB

12 jul 2018

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

As vendas de implementos rodoviários seguem em ascensão: no primeiro semestre, a indústria registrou aumento dos negócios em 52,7% quando comparado com mesmo período do ano passado. Dados compilados pela Anfir, associação das fabricantes, e divulgados na quinta-feira, 12, mostram que o volume superou as 38,6 mil unidades, entre leves e pesados: há um ano, o volume de vendas não passou de 25,4 mil.“O desempenho positivo anima o setor como um todo porque reflete o início da recuperação da economia”, afirma o presidente da Anfir, Norberto Fabris.


Faça aqui o download dos dados da Anfir

– Veja outras estatísticas em AB Inteligência


O segmento pesado puxou o desempenho positivo no período: com 19,4 mil reboques e semirreboques, os emplacamentos superaram em quase 80% os do primeiro semestre do ano passado, quando o setor entregou pouco mais de 10,8 mil unidades. No segmento leve, que considera as vendas de carroceria sobre chassis, a indústria registrou alta de 32,6% na primeira metade do ano ao emplacar 19,2 mil unidades contra as 14,5 mil de igual período de 2017. O desempenho só não foi maior porque a categoria de betoneira ainda não retomou: as vendas caíram 20%.

“Esse mercado mesmo com poucas unidades vendidas sinaliza que o segmento de construção civil ainda não está no mesmo ritmo dos demais”, avalia o presidente da Anfir.

Embora o executivo comemore o desempenho positivo do primeiro semestre, ele recorda que a base de comparação ainda é baixa. “Não podemos perder de vista o fato de que a indústria passou por perdas bastante elevadas nos últimos anos”, diz Fabris.

De acordo com a Anfir, a crise fez com que o mercado encolhesse cerca de dois terços do volume de 2013, quando a indústria de implementos vendeu 177,8 mil unidades: assim, a perda chegou a 119 mil unidades.

Para Fabris, o ambiente atual de recuperação favorece a adoção de novas estratégias por parte das empresas, o que inclui a busca pelo mercado externo. “As missões ao Panamá e México realizadas esse ano corroboram a visão que a indústria deve ampliar sua atuação no exterior.”

O MoveBrazil, Programa de Internacionalização da Indústria de Implementos Rodoviários, é uma iniciativa conjunta da Anfir com a Apex-Brasil, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. Desde seu início, em 2016, cinquenta empresas associadas se inscreveram e o balanço acumulado aponta para mais de US$ 40 milhões em negócios.