logo

Anfir

Vendas de implementos rodoviários encolhem 30,7%

O setor de implementos rodoviários mantém estável o patamar de queda nas vendas. De janeiro a setembro os negócios encolheram importantes 30,7% na comparação com os mesmos nove meses do ano passado. Assim, foram entregues 47,8 mil equipamentos no mercado nacional. Os dados são da Anfir, associação que representa os fabricantes do setor.
Author image

Redação AB

10 out 2016

1 minutos de leitura

X_noticia_24769.gif

-Veja aqui os dados da Anfir

A maior contração segue no segmento de implementos da linha leve, de carrocerias sobre chassis. Foram 29,3 mil unidades negociadas, com queda de 36,7%. As vendas da linha pesada, de reboques e semirreboques, encolheram 18,3%, para 18,4 mil equipamentos. O único dado positivo vem das exportações. Ainda que o volume seja baixo, ele segue em expansão: de janeiro a setembro foram vendidos 2,5 mil implementos brasileiros em outro mercado, uma alta de 24,5%.

Para amenizar o cenário de contração nos negócios, a Anfir pede mudança nas condições de financiamento pelo BNDES. O pleito da entidade é para que o banco passe a cobrir 80% a 90% do valor do bem com suas linhas de crédito a condições competitivas (leia aqui). Atualmente a participação da instituição está limitada a 50% a 60% do montante.