logo

Abeifa

Vendas de importados caem 14,3% em 2014

As vendas de veículos importados encerraram 2014 com queda de 14,3% sobre o ano anterior, ao emplacar 96.578 unidades, informa a Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos – Abeifa – em comunicado divulgado na quarta-feira, 7. O volume representou 2,9% de participação da entidade nos licenciamentos de automóveis e comerciais leves realizados no País, contra fatia de 3,15% em 2013.
Author image

Redação AB

07 jan 2015

2 minutos de leitura

G_noticia_21153.gif

“2014 foi um dos anos mais instáveis para o setor, com eventos que impactaram nosso mercado, como a Copa do Mundo, que resultou em menos dias úteis de vendas e, também, pelas incertezas naturais geradas pelo período pré-eleitoral. Esperávamos uma reação no segundo semestre, que demorou a acontecer”, argumenta Marcel Visconde, presidente da Abeifa.

No comparativo mensal, houve aumento expressivo de 30,6% em dezembro sobre os emplacamentos de novembro, com a venda de 9.930 unidades. Com relação a dezembro do ano anterior, as vendas ficaram estáveis.

“Esse aumento significativo, registrado no último mês do ano, sinaliza que os consumidores optaram por antecipar a compra ou a troca de seus veículos, possivelmente estimulados pela entrada do 13º salário e para aproveitar os preços praticados no mercado antes do aumento do IPI aplicado no dia 1º de janeiro de 2015. Nesse momento, é muito prematuro falarmos de reação ou retomada da confiança do consumidor, pois o balanço de 2014 mostra um ano de retração e inconstância do comportamento de compra”, acrescenta Visconde.

Em sua avaliação, Visconde afirma ser prematuro dizer o crescimento verificado em dezembro se torne uma tendência nos próximos meses. “Neste momento estamos atentos ao comportamento do câmbio, variável que impacta diretamente o nosso setor. Olhamos para o ano de 2015 com cautela e reforçamos que serão necessários ajustes na economia para que a esperada retomada do crescimento aconteça e a confiança do consumidor seja resgatada”, conclui.

RANKING

Entre as 28 marcas associadas, a Kia manteve a liderança das vendas com 23,7 unidades e 24,6% de participação, seguida pela BMW, que com 14,8 mil veículos emplacados no ano passado, cravou 15,3% de share no mercado de importados. Por sua vez, a Chery, que inaugurou fábrica no fim de agosto passado, sustentou o terceiro lugar com 9,5 mil veículos licenciados e 9,8% de participação.

A Land Rover vendeu 9,3 mil unidades no País, superando a JAC, cujos emplacamentos somaram 8,4 mil veículos em 2014. Suzuki, Lifan e Dodge encerraram o período com 6 mil, 5,3 mil e 3,3 mil veículos, respectivamente, enquanto Jeep e Volvo se mantiveram entre as dez maiores com 3,2 mil e 3,1 mil unidades. Os demais associados ficaram abaixo de 1% de participação.