
As vendas de veículos importados das empresas associadas à Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa) caíram 7,7% no quadrimestre, na comparação com o volume verificado em mesmo período no ano passado. Segundo balanço divulgado pela entidade na quarta-feira, 4, foram vendidas 19,3 mil unidades.
Apenas em abril as vendas das associadas somaram 5 mil unidades, queda de 14% ante as vendas realizadas em abril de 2021. Já na comparação com as vendas realizadas em março, houve alta de 2,5%. Vale ressaltar que a soma dos licenciamentos considera modelos importados e aqueles produzidos pelas associadas que mantém fábrica no Brasil, como Caoa Chery, Land Rover e Suzuki.
Em termos de volumes, no acumulado do ano, a marca de importados que mais teve seus veículos vendidos foi a Volvo, com 1,6 mil unidades emplacadas. Em segundo lugar ficou a Kia, com 1,4 mil unidades importadas vendidas. Em terceiro ficou a Porsche, com 986 unidades vendidas. Considerando as marcas com fábrica no país, o maior volume foi o da Caoa Chery, com 12,8 mil unidades vendidas no janeiro-abril.