Informações da empresa de pesquisa J.D. Power, publicadas pela agência Automotive News, indicam que as vendas de veículos leves novos nos Estados Unidos avançaram na primeira metade de setembro. O andamento dos negócios permite projetar vendas anualizadas no patamar de 12,9 milhões de unidades, em comparação com 12,1 milhões estimados em agosto, com base em dados coletados junto a 8.900 revendedores. Em setembro de 2010 a mesma projeção era de 11,7 milhões de unidades.
Excluindo as vendas a frotistas, a J.D. Power estima que as vendas de novos veículos no varejo em setembro somarão 842,4 mil unidades, no ritmo de 10,3 milhões de unidades/ano.
Os fabricantes japoneses vêm aumentando seus estoques de carros, depois de serem afetados pela escassez de componentes causada pelo terremoto e tsunami no Japão, em março.
Segundo Automotive News, existe preocupação com nova recessão, que obrigaria os fabricantes de veículos a retomar os incentivos no varejo para atrair clientes às revendas.
A J.D. Power projeta vendas de 12,6 milhões de veículos leves nos Estados Unidos, de janeiro a dezembro, com uma evolução de 9 pontos percentuais em relação a 2010. A empresa de pesquisa acredita na comercialização de 14,1 milhões de unidades em 2012, mas revela que há um nível elevado de incerteza sobre o comportamento do mercado.