logo

emplacamento

Vendas de maio recuam 5,2% sobre abril

As vendas de veículos em maio somaram 316,2 mil unidades, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, marcando o terceiro melhor mês do ano em vendas até agora, atrás apenas de abril, com 333,7 mil unidades, e janeiro, quando foram vendidas 311,4 mil veículos. Segundo resultados do mercado divulgados na segunda-feira, 3, pela Federação Nacional das Distribuidoras de Veículos, a Fenabrave, o volume de maio foi 5,2% menor que o de abril, que foi o melhor mês da história em vendas no Brasil. Sobre maio do ano passado, houve incremento de 10%, lembrando que a base de comparação é baixa e que em maio do ano passado ainda não havia incentivo do IPI menor para automóveis, que entrou em vigor apenas nos últimos dias daquele mês.
Author image

Redação AB

03 jun 2013

2 minutos de leitura

G_noticia_17149.gif

Com um dia útil a menos com relação a abril, 21 contra 22 dias, a média diária de vendas em maio ficou relativamente estável se comparada com o mês imediatamente anterior, algo como 15 mil unidades por dia útil.

Em todos os segmentos houve recuo das vendas na comparação de maio com abril. Nos automóveis, a queda foi de 5,61%, para 232 mil unidades, contra as 245,8 mil emplacadas em abril. Com recuo de 3,21%, as vendas de comerciais leves ficaram em 68,5 mil unidades. Caminhões registraram retração de 9,52% em maio contra abril, para 12,7 mil unidades, enquanto ônibus decresceram 3,2%, para pouco mais de 2,8 mil unidades.

Em nota, o presidente da Fenabrave, Flávio Meneghetti, explica: “O mercado está estável, e essa queda nos emplacamentos no mês de maio pode ser atribuída ao menor número de dias úteis com relação a abril. Isso sem contar que tivemos dois feriados no mês, o que também influencia, negativamente, os dias de venda nas pontes dos feriados”.

No acumulado de cinco meses, o mercado interno consumiu 1,48 milhão de veículos, considerando os segmentos leve e pesados, volume 8,5% acima do registrado em igual período do ano passado, quando foram licenciados 1,36 milhão de unidades. Entre janeiro e maio, as vendas de automóveis e comerciais leves acumulam alta de 8,7% sobre iguais meses de 2012, para 1,29 milhão de unidades.

No mesmo período, foram emplacados 61,2 mil caminhões, avanço de 4,1% sobre janeiro-maio do ano passado, e 14,1 mil chassis de ônibus, alta de 8,9% na mesma base de comparação.

A Fenabrave não reavaliou as projeções para o ano, o que deve ser feito no início de julho, quando divulgará os resultados do primeiro semestre. Em suas projeções atuais, a entidade prevê crescimento de 3,1% nas vendas de veículos este ano, para 3,92 milhões de unidades.