logo

anfavea

Vendas de máquinas sobem 8,7% em março

Sueli Reis, AB
Author image

Redação AB

05 abr 2012

2 minutos de leitura

G_noticia_13648.gif

O segmento de máquinas agrícolas encerrou março com vendas 8,7% maiores sobre fevereiro, para 5,3 mil unidades, entre tratores, colheitadeiras, cultivadoras e retroescavadeiras. Este foi o melhor mês de vendas do ano para o segmento até agora ao atingir pela primeira vez a casa das 5 mil unidades, de acordo com os números da Anfavea divulgados na quinta-feira, 5.

-Clique aqui para fazer download dos dados da Anfavea

No comparativo anual, o mercado de máquinas segue em queda: sobre março de 2011 as vendas caíram 9,9% e no acumulado janeiro-março recuaram 3,3% com relação a igual período do ano passado, para 14,6 mil unidades. As vendas anualizadas, realizadas nos últimos doze meses, de abril de 2011 a março de 2012, foram 3,6% menores com relação ao período correspondente do ano anterior.

Mesmo com o resultado abaixo do registrado no ano passado, o vice-presidente da Anfavea, Milton Rego, aponta que o mercado continua se comportando dentro das previsões da entidade. “Apesar de negativo, é um desempenho dentro do esperado para este ano. A partir deste mês (abril) começam as vendas mais acentuadas em tratores, o que geralmente ocorre até outubro, por causa da sazonalidade”, explica.

O executivo afirma que o diferencial para o período abril-outubro deste ano com relação aos últimos anos é o mix de produtos, com aumento da participação de tratores de maior potência, o que reafirma a perda de ritmo das vendas por meio de programas de fomento à agricultura familiar, como o Mais Alimentos, do governo federal, que contempla a faixa de máquinas de baixa potência.

Diferente do mercado interno, as exportações do segmento no trimestre avançaram 15,8%, para 4,7 mil unidades. As montadoras encerraram o período com produção de 21,5 mil máquinas, alta de 9,5% na mesma base de comparação.

TUDO IGUAL

Entre as novas medidas de estímulo para a indústria anunciadas pelo governo esta semana (leia aqui) a redução de juros de financiamento pelo BNDES, de 8,7% para 7,3% ao ano, para a aquisição de bens de capital, incluindo máquinas agrícolas, pode beneficiar as vendas do segmento. Entretanto, a Anfavea manteve suas projeções que se igualam aos volumes do ano passado: vendas de 65,3 mil unidades, exportações de 18,4 mil e produção de 81,8 mil máquinas, todos com crescimento zero sobre 2011.