logo

Vendas de pneus caem no primeiro bimestre

Volumes foram menores no mercado de automóveis e comerciais leves, apontou Anip
Author image

Redação AB

27 mar 2024

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

As vendas totais de pneus registraram queda de 8% no primeiro bimestre de 2024, na comparação com o resultado dos dois primeiros meses do ano passado. Segundo balanço da Anip, a associação que representa as fabricantes de pneus, o total vendido no janeiro-fevereiro foi de 8,2 milhões de unidades.

As vendas para montadoras caíram 5,5% no bimestre, com as entregas somando 1,98 milhão de unidades de pneus. Já no mercado de reposição as entregas caíram 9%, com 6,2 milhões de unidades.


SAIBA MAIS:
– Mercado de pneus recuou mais de 8% em 2023

– Indústria de pneus critica governo e pede fim de tarifa zero para importados


Por segmento, as vendas de pneus para veículos de passeio registraram recuo de 10,4%, de 4,71 milhões de unidades vendidas em janeiro e fevereiro de 2023, para 4,22 milhões no primeiro bimestre deste ano. As vendas para montadoras de automóveis caíram 2,6%, e chegaram a 1,17 milhão de unidades. No mercado de reposição, a queda foi de 13,1%.

Já no segmento de veículos comerciais leves, o desempenho foi negativo: retração de 5,4% nas vendas de pneus do primeiro bimestre em comparação com o mesmo período do ano anterior, somando 1,27 milhão de unidades. As entregas para montadoras registraram leve aumento de 0,1%, com 525 mil unidades.

As negociações de pneus para veículos de carga marcaram o único desempenho positivo do setor no primeiro bimestre. O segmento teve resultado 4,7% maior do que o mesmo período do ano anterior, com 1,05 milhão de unidades. 

As vendas para montadoras de pesados tiveram avanço de 15,5%, com um total de 278 mil. Já no mercado de reposição, o aumento foi de 1,3% e 771 mil unidades até fevereiro.