
As vendas de pneus realizadas no país no primeiro bimestre somaram 8,9 milhões de unidades, apontaram os dados do balanço da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, a Anip. O resultado representou queda de 2,3% sobre o volume vendido em igual período no ano passado.
Apenas em fevereiro o volume de vendas do componente chegou a 4,5 milhões de unidades, 1% a mais do que em fevereiro de 2021. Na comparação com total negociado em janeiro deste ano, houve crescimento de 5,5% nas vendas de pneus.
De acordo com o Klaus Curt Muller, presidente da associação, a queda no bimestre é reflexo do baixo volume de pedidos das montadoras, indicando que o quadro é algo que ainda preocupa as fabricantes de pneus instaladas no país.
Números em fevereiro
Do total vendido em fevereiro, 3,5 milhões de unidades corresponderam ao mercado de reposição, alta de 3% sobre o volume vendido para este segmento em fevereiro de 2020. Já para as montadoras, as vendas somaram 1 milhão de unidades, queda de 5% na mesma base de comparação.
As vendas totais de pneus para veículos de passeio somaram, em fevereiro, 2,3 milhões de unidades, queda de 0,9% em relação a fevereiro do ano passado. A comercialização de pneus para veículos comerciais leves chegou a 706 mil unidades, alta de 23,5%.
Por fim, as vendas de pneus para veículos de carga, em fevereiro, somaram 641 mil unidades, alta de 1% sobre a quantidade vendida no mesmo mês em 2021.