logo

Vendas de pneus no país retraiu 2,3% no primeiro bimestre

Queda nos volumes foi puxada por menor demanda nas montadoras, no período
Author image

Redação AB

17 mar 2022

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

As vendas de pneus realizadas no país no primeiro bimestre somaram 8,9 milhões de unidades, apontaram os dados do balanço da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, a Anip. O resultado representou queda de 2,3% sobre o volume vendido em igual período no ano passado.

Apenas em fevereiro o volume de vendas do componente chegou a 4,5 milhões de unidades, 1% a mais do que em fevereiro de 2021. Na comparação com total negociado em janeiro deste ano, houve crescimento de 5,5% nas vendas de pneus.

De acordo com o Klaus Curt Muller, presidente da associação, a queda no bimestre é reflexo do baixo volume de pedidos das montadoras, indicando que o quadro é algo que ainda preocupa as fabricantes de pneus instaladas no país.

Números em fevereiro

Do total vendido em fevereiro, 3,5 milhões de unidades corresponderam ao mercado de reposição, alta de 3% sobre o volume vendido para este segmento em fevereiro de 2020. Já para as montadoras, as vendas somaram 1 milhão de unidades, queda de 5% na mesma base de comparação.

As vendas totais de pneus para veículos de passeio somaram, em fevereiro, 2,3 milhões de unidades, queda de 0,9% em relação a fevereiro do ano passado. A comercialização de pneus para veículos comerciais leves chegou a 706 mil unidades, alta de 23,5%.

Por fim, as vendas de pneus para veículos de carga, em fevereiro, somaram 641 mil unidades, alta de 1% sobre a quantidade vendida no mesmo mês em 2021.