
– Veja aqui os dados da Fenauto.
O segmento de veículos de passeio registrou a segunda maior alta no acumulado, de 4,21%, com volume de 5,44 milhões de automóveis entre seminovos e usados transferidos contra os 5,22 milhões registrados em mesmo período de 2014. O setor de duas rodas alcançou alta de 4,46%, passando de 1,79 milhão para 1,87 milhão de unidades.
O Volkswagen Gol continua como preferido dos consumidores de automóveis usados. O modelo lidera o ranking com 719,5 mil unidades transferidas nos oito meses fechados do ano, à frente dos Fiat Uno, vice-líder, com 736 mil, e Palio, com 395 mil unidades.
Já comerciais leves usados tiveram leve incremento de 0,86% das vendas entre janeiro e agosto, para pouco mais de 1,17 milhão de unidades. Com o menor índice de crescimento, o segmento de veículos comerciais pesados fechou os oito meses de 2015 com um total de 224,4 mil unidades, entre caminhões e ônibus usados, representando ligeira alta de 0,17% no comparativo anual.
A Fiat Strada figura como o comercial leve usado mais vendido até agosto, com 171,5 mil unidades, com Volkswagen Saveiro em segunda posição, com a transferência de 130,2 mil unidades no mesmo período. A Chevrolet S10 aparece como terceiro mais vendido, com 83,4 mil, uma vez que para o Ford Ecosport os números não foram informados.
“Embora nosso setor ainda não esteja sentindo mais fortemente os efeitos da retração dos negócios, acreditamos que o mercado tem mantido sua consistência em vista das incertezas que a economia vem apresentando”, afirma Ilídio dos Santos, presidente da Fenauto.
Considerando todos os segmentos, os usados jovens, com 4 a 8 anos de uso, são os mais procurados pelo consumidor do veículo usado: o volume de vendas dessa faixa etária somou 3,20 milhões de unidades de janeiro a agosto, representando 37% do total das vendas de usados registrados pela entidade.