
Segundo levantamento da consultoria Bright Consulting, feito com base nos dados do Renavam, foram licenciados em 2022 cerca de 1,9 milhão de veículos. O resultado representa queda de 1,2% nas vendas ante o volume licenciado em 2021.
De acordo com a empresa, o desempenho ainda reflete a crise logísitica que afeta o setor automotivo há três anos, seja por causa da falta de semicondutores, seja pelas paradas de produção realizadas por causa da pandemia de Covid-19.
Crescimento nas vendas de veículos em 2023
Apesar do resultado negativo, a empresa projeta crescimento nos volumes em 2023. A projeção tem como base o ritmo de vendas de veículos verificado no mercado no segundo semestre do ano passado, algo que deverá se repetir nos primeiros meses deste ano.
Ainda segundo o levantamento, os licenciamentos realizados em dezembro somaram 202,1 mil unidades, entre automóveis e comerciais leves, o melhor volume do ano passado.
Na comparação com os emplacamentos realizados em novembro, a alta foi de 5,3%. Já na comparação com as vendas de veículos realizadas em dezembro de 2021, a alta foi de 4,2%.