A média diária de emplacamentos dos primeiros dias úteis de 2015 foi de 12,3 mil carros/dia. A última vez que o patamar chegou perto de ficar tão baixo foi em julho do ano passado, quando os negócios foram afetados pela Copa do Mundo, que tirou a atenção do consumidor da compra de bens duráveis e acrescentou mais feriados ao calendário.
A contração severa das vendas vai na direção oposta da esperada. O ano começou com uma série de promoções e ações de marketing para atrair o consumidor para comprar os últimos carros com IPI reduzido das concessionárias. O incentivo foi suspenso este ano e, desde o início de janeiro, a alíquota voltou a ser cobrada integralmente, com exceção das unidades que já haviam sido faturadas no ano passado.
Apesar do início conturbado, a Anfavea projeta estabilidade nas vendas em 2015. A associação dos fabricantes de veículos acredita que o mercado interno se manterá no mesmo nível de 2014, com cerca de 3,49 milhões de unidades.
