logo

emplacamento

Vendas de veículos estão mais pulverizadas

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

Giovanna Riato

02 dez 2011

3 minutos de leitura

G_noticia_12439.gif
NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Giovanna Riato, AB

As quatro maiores montadoras instaladas no Brasil (Fiat, Volkswagen, General Motors e Ford) terão que se adaptar a um mercado mais diversificado. A chegada de novas marcas, o avanço de companhias já estruturadas no Brasil e das vendas de veículos premium faz com que as principais fabricantes fiquem com uma parcela cada vez menos expressiva das vendas.

Entre janeiro e novembro de 2010 as vendas das quatro maiores representaram 73,7% do total de veículos leves comercializado no País. No mesmo período desse ano essa presença caiu para 70,1%. A líder Fiat reduziu o market share de 22,5% para 22,1%. A Volkswagen, segunda colocada, foi a que entregou a maior fatia, de 1,2 ponto porcentual. A General Motors perdeu uma parcela de 0,6 p.p. para ficar com participação de 18,4%. Já a Ford abriu mão de 0,9 ponto.

Entre as 10 maiores marcas do País Renault, Hyundai e Citroën ganharam espaço. A primeira abocanhou fatia de quase 0,4 p.p. e consolidou-se na 5ª colocação do ranking de vendas, com 5,5% de market share. A Hyundai ganhou 0,4 p.p. e avançou da sétima para a sexta posição, com 3,3% de share. A Citroën teve o ganho menos expressivo, de 0,1 ponto, para 2,6% de presença nas vendas.

As marcas com volumes menores de vendas, que ficam além da 10ª posição do ranking, também ganharam. A Kia teve o avanço mais significativo, de 1 p.p., para 2,33% do mercado, em 11º lugar. Em seguida está a Nissan, que ganhou quase 0,6 p.p. impulsionada pelos lançamentos do popular March e, mais recentemente, do Versa. JAC e Chery ficaram com a 14ª e a 15º posição, respectivamente, com cerca de 0,6% do mercado cada uma delas.

Houve expansão ainda das marcas premium. Apesar de ter caído da 15ª para a 17ª posição em vendas, influenciada pelo avanço das marcas chinesas, o market share da Mercedes-Benz teve leve alta. O mesmo aconteceu com BMW e Land Rover. O ritmo de crescimento dessas marcas, no entanto, pode ser interrompido com o início da cobrança do adicional de 30 pontos no IPI para carros importados, que começa este mês.

Modelos mais vendidos

No ranking geral dos modelos mais emplacados entre janeiro e novembro o Volkswagen Gol aparece na primeira posição entre os automóveis, cerca de 20 mil unidades na frente do segundo colocado, Fiat Uno. Em seguida estão o Celta e o Corsa da General Motors e o Volkswagen Fox.