logo

Vendas de veículos na quinzena de outubro somaram 70 mil unidades

Volume de emplacamentos foi inferior ao verificado em igual período de setembro, segundo Fenabrave
Author image

Bruno de Oliveira

17 out 2022

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

O volume de licenciamentos realizados na primeira quinzena de outubro somou 70,9 mil veículos até o sábado, 15, informou fonte à reportagem da Automotive Business. O número é inferior ao verificado no mesmo período de  setembro, quando foram emplacados 77,7 mil veículos.

Segundo o interlocutor, o feriado de 12 de outubro e uma espécie de “efeito eleições” influenciam as vendas de veículos no momento, afora a falta de automóveis pronta-entrega nas concessionárias de algumas marcas. Por outro lado, há expectativa de vendas maiores nos três últimos dias do mês, sobretudo para as locadoras, informou a fonte.

As eleições, segundo a Fenabrave, não devem interferir nas vendas de veículos. O último trimestre do ano é visto como um período de negócios mais aquecidos. Além disso, especialmente em 2022, há ainda certa perspectiva de aquecimento da economia geral por causa da liberação do Auxílio Brasil para a população.

Vendas caíram entre agosto e setembro

De acordo com dados do Renavam, as vendas de veículos em setembro somaram 193,9 mil unidades, resultado que representou queda de 7% na comparação com agosto, mas evolução expressiva de 25,1% na comparação com setembro de 2021.

A demanda de automóveis e comerciais leves fechou setembro com 180,4 mil licenciamentos, volume 26,7% maior que o mesmo período de 2021, mas 7,7% inferior ao registrado em agosto.  No acumulado do ano, são 1,39 milhão de unidades vendidas, com baixa de 5% sobre os nove primeiros meses do ano passado.

Entre os veículos pesados, foram vendidas 107,2 mil unidades de caminhões e ônibus nos primeiros nove meses de 2022, com queda de 4,7%. Em setembro, o segmento somou 13,5 mil emplacamentos, com recuo de 7% na comparação com agosto e alta de 25,1% sobre setembro de 2021.