
|
|||||||||||||||||||||||||||
Redação AB
A crise da dívida que afeta a Europa continua a prejudicar os negócios da região, inclusive o mercado automotivo. As vendas de veículos leves nos países da zona do euro recuaram 7,1% em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano passado, para 968,7 mil unidades, informou a associação que reúne as fabricantes locais, a ACEA. O volume é segundo menor para o mês desde 2003, perdendo apenas para janeiro de 2009, quando o continente sentia de forma mais aguda os efeitos da crise internacional. Em toda a Europa, os licenciamentos somaram pouco mais de 1 milhão de unidades, o que representou queda de 6,6% na mesma base de comparação.
O maior mercado europeu de veículos, a Alemanha, que apesar da crise mantinha um histórico de índices positivos mês a mês em 2011, reportou em janeiro pequena retração de 0,4% sobre o registrado em igual mês do ano passado, para 210,1 mil veículos comercializados. Quedas maiores foram observadas na França, segundo maior mercado da região, com vendas 20,7% inferiores, para 147 mil unidades, e na Itália, cuja queda foi de 16,9% no mesmo comparativo, para 137,1 mil veículos.
Um dos mercados mais afetados pela crise no ano passado, a Espanha, retomou certo fôlego em janeiro ao apurar crescimento de 2,5% contra idêntico mês de 2011. No país foram licenciadas 54,9 mil unidades, enquanto o Reino Unido manteve o mesmo nível de vendas do primeiro mês do ano passado, com crescimento zero, para 128,8 mil unidades.
MARCAS
Poucas montadoras começaram bem o ano na Europa. Das cinco primeiras colocadas no ranking de vendas, apenas a líder Volkswagen registrou crescimento nos negócios realizados no mês passado na comparação com janeiro de 2011. A alta tímida foi de 1,6% para vendas de 240,7 mil unidades, volume que lhe rendeu 24% de participação do mercado total europeu no mês. Com 124,2 mil veículos licenciados, a PSA Peugeot Citroën permaneceu na vice-liderança, com 12,4% de fatia do mercado e queda de 14,6%, seguida pela Renault, que inclui Dacia, cujas vendas recuaram 24,6%, para 82,7 mil veículos.
Ford e GM, nesta ordem, venderam 4,3% e 13,8% menos em janeiro, para 80,2 mil e 73,3 mil veículos. Fiat, BMW, Daimler e Toyota também venderam menos em janeiro.
Na contrapartida, Jaguar e Land Rover viram suas vendas subirem 40% ao licenciarem juntas 9,8 mil unidades. Também aumentaram as vendas as orientais Nissan, Hyundai e Kia, enquanto as japonesas Honda, Mazda e Mitsubishi registraram queda.