logo

emplacamento

Vendas de veículos: redução do IPI estimula alta de 18,5%

As vendas de veículos avançaram 18,5% na primeira quinzena de junho, contada de 1º a 18 de junho, na comparação com o mesmo período do mês anterior, somando 182,3 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. A alta foi de 20,7% em relação ao mesmo intervalo do ano passado. Os números do Renavam foram divulgados pela Fenabrave, associação dos distribuidores do setor, na terça-feira, 19.
Author image

Redação AB

19 jun 2012

3 minutos de leitura

G_noticia_14316.gif

A rápida aceleração é consequência imediata da redução do IPI e do estímulo ao crédito anunciado pelo governo no fim de maio. Dados antecipados pelo consultor independente de varejo automotivo Ayrton Fontes (leia aqui) indicam que as vendas somavam 166,2 mil unidades até a sexta-feira, 15. As 16,1 mil unidades adicionais contabilizadas pela Fenabrave foram negociadas nas promoções e feirões do fim de semana e licenciadas na segunda-feira, 18. Fontes lembra também que alguns municípios emplacam veículos aos sábados.

Para fechar o balanço da quinzena, a entidade sempre considera os primeiros 11 dias úteis. Diante disso, a média diária do mês até agora está bastante alta, em torno de 16,5 mil unidades/dia. Se o ritmo continuar o mesmo, serão licenciados mais 148,5 mil veículos novos até o fim de junho, considerando que o mês tem mais nove dias úteis. Com isso, há potencial para vendas totais de 330,8 mil unidades, um recorde para o mês.

Ainda é cedo, no entanto, para avaliar se as medidas de incentivo às vendas serão capazes de segurar esse ritmo de crescimento até o fim do ano. O salto pode ser apenas o reflexo imediato da redução do imposto, com consumidores que já aguardavam as medidas e retardaram a compra. Outro fator é o refaturamento dos veículos negociados ainda em maio, pouco antes da redução do IPI, que jogou o resultado do começo de junho para cima. Fontes aponta também que as vendas diretas para frotistas voltaram a crescer. Segundo ele, esse tipo de cliente respondeu por 20% dos emplacamentos.

DESEMPENHO POR SEGMENTO

Leves

Os veículos leves puxaram a alta da quinzena, com evolução de 19,2% na comparação com o início de maio e de 23,9% sobre junho do ano passado, para 175,6 mil unidades. O crescimento mais expressivo ocorreu no segmento de automóveis, que somou 141,1 mil emplacamentos e avançou 24,1% na comparação mensal e 29,1% na anual. Já as vendas de comerciais leves tiveram alta mais tímida, de 2,6% sobre o mês passado e de 6,4% sobre o mesmo período de 2011, para 34,5 mil unidades.


Comerciais

A redução das taxas do BNDES/Finame ainda não teve forte impacto sobre as vendas de modelos comerciais. Com 5,6 mil unidades, o emplacamento de caminhões cresceu 4,9% no início de junho em relação ao resultado registrado há um mês. Na comparação com o mesmo intervalo do ano passado houve queda de 27,9%. Já as vendas de chassis de ônibus esfriaram 7,9% sobre as primeiras duas semanas do mês passado e 26,8% na comparação anual, para pouco mais de mil unidades.