
As vendas de veículos realizadas no país até maio chegaram a 929,5 mil unidades, apontaram os dados do Renavam divulgados pela Fenabrave na terça-feira, 4. O resultado representou alta de 15% ante o registrado em igual período em 2023.
Segundo o presidente da entidade que reúne as concessionárias, Andreta Jr., condições favoráveis do crédito mantiveram o mercado aquecido, apesar do desastre no Rio Grande do Sul. O estado representa cerca de 4% das vendas totais de veículos registradas no país e 300 das 722 concessionárias da região tiveram a operação afetada pelas inundações.
SAIBA MAIS:
– Vendas de veículos devem crescer 12% em 2024
– Financiamento deve voltar a representar até 70% dos licenciamentos
Se na contagem final do acumulado do ano a situação no RS não produziu alterações, na variação mensal entre abril e maio o panorama foi outro.
As vendas de veículos em maio somaram 194,2 mil unidades, 12% a menos do que em abril. Influenciaram no desempenho os dias úteis a menos por causa do feriado no mês. Na comparação com os registros feitos em maio do ano passado, houve alta de 10%.
Vendas de veículos cresceram em quase todas as categorias
No recorte feito por segmento, os licenciamentos de automóveis realizados até maio somaram 685 mil unidades, 16% a mais do que no janeiro-maio do ano passado. Os registros de comerciais leves, por sua vez, também subiram 16% no período, somando 189,5 mil unidades.
Já os licenciamentos de caminhões chegaram a 45,8 mil unidades, resultado que representou alta de 7,5% sobre os registros feitos no país em igual período no ano passado. Os emplacamentos de ônibus, por fim, somaram 9 mil unidades, queda de 18% na mesma base de comparação.
