logo

Vendas de veículos usados começam ano com crescimento de 10%

As transações de carros de segunda mão em janeiro de 2023 superaram a marca 1 milhão de unidades, aponta Fenabrave
Author image

Redação AB

09 fev 2023

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

O crescimento das vendas de veículos usados foi da ordem de dois dígitos em janeiro. Dados divulgados pela Fenabrave mostram que foram comercializados 1,06 milhão de unidades de modelos leves, pesados, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários.

O resultado representa alta de 10,6% sobre as vendas de usados registradas em janeiro de 2022. Na comparação com o dezembro, no entanto, houve queda de 20%.

“O início de ano é uma época em que muitos consumidores estão lidando com despesas como IPVA, IPTU, matrícula e materiais escolares e isso reflete nos números do nosso setor”, justificou Andreta Jr, presidente da Fenabrave.

Carros de passeio vão bem na venda de usados

As transações envolvendo automóveis e comerciais leves somaram 784,6 mil unidades, alta de 12% sobre janeiro do ano passado. O segmento de caminhões registrou alta de 5% na mesma base de comparação, com 24,5 mil unidades. Os ônibus tiveram 3,3 mil unidades comercializadas, evolução de 22,6% sobre o mesmo mês do ano passado.


Saiba mais:

– Venda de usados encerra 2022 com queda próxima a 11%
– Veja 10 carros que devem bombar nas vendas em 2023


O segmento de motocicletas, por sua vez, cresceu 6% sobre janeiro e caiu 11,9% sobre dezembro. O total de motocicletas transacionadas em janeiro, segundo o levantamento divulgado pela Fenabrave, foi de 2023 foi 233 mil unidades.