logo

Fenauto

Vendas de veículos usados têm queda de 10% em fevereiro

Acompanhando o ritmo lento do mercado de novos (leia aqui) as vendas de veículos usados recuaram 10% em fevereiro na comparação com mesmo mês de 2014: foram transferidas 926,6 mil unidades contra volume de mais de 1 milhão de unidades registrado há um ano, conforme dados divulgados na sexta-feira, 6, pela Fenauto, Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores. Os dados consideram os segmentos de automóveis, comerciais leves, comerciais pesados e motocicletas.
Author image

Redação AB

06 mar 2015

2 minutos de leitura

G_noticia_21533.gif

Sobre janeiro, quando o setor também registrou queda (leia aqui) as vendas de fevereiro foram 11,2% menores.

“Esse novo resultado é considerado natural, levando-se em conta que em fevereiro tivemos carnaval, e consequentemente, menos dias úteis em comparação com o mesmo período do ano passado, quando o carnaval caiu em março. Como normalmente as vendas em nosso segmento se estabilizam a partir de março, acreditamos em um bom movimento para os próximos meses”, avalia Ilídio dos Santos, presidente da Fenauto.

No entanto, a média diária do setor de usados subiu em todas as comparações: em fevereiro, foram 54,5 mil unidades em cada um dos 17 dias úteis considerados pela entidade contra média de 49,7 mil de janeiro, com 21 dias, alta de 9,6%. Sobre fevereiro do ano passado, quando a média foi de 51,4 mil veículos, houve incremento de 5,9%. No acumulado do primeiro bimestre a média diária fechou em 51,8 mil unidades, 3,9% a mais do que a média de idêntico período do ano passado. Os dois primeiros meses do ano somam 38 dias úteis contra os 42 do ano passado.

SEGMENTOS EM BAIXA

Considerando o resultado do primeiro bimestre, todos os segmentos acumularam queda das vendas, sendo a maior registrada no setor de pesados (caminhões e ônibus), com recuo de 13,7% na comparação com mesmo intervalo de 2014, passando de 53,2 mil para 45,9 mil unidades.

O volume de automóveis usados vendidos neste ano ficou 6,9% abaixo do registrado nos dois primeiros meses do ano passado, para 1,22 milhão de unidades. No setor de duas rodas, as 410,2 mil unidades transferidas durante o período representaram queda de 6,7%.