
A pandemia não provocou transformações somente na cadeia automotiva, mas também na rede de concessionários. E, neste caso, por uma boa razão: o fechamento dos pontos de vendas nos meses críticos de 2020 acelerou o processo de adoção de ferramentas digitais de vendas nos distribuidores de veículos.
Vender pela internet foi de solução paliativa para definitiva nos últimos meses. Segundo Angel Martínez, vice-presidente de vendas da Hyundai, a tendência veio para ficar e melhorou a qualidade do atendimento e, claro, o desempenho comercial das concessionárias.
– Veja aqui a cobertura completa do evento
– Inscreva-se aqui e assista aos principais debates do evento
“O cliente evoluiu muito em termos de conectividade. Ele está muito mais conectado. O ponto principal para o varejo é que conseguimos mostrar para o mercado que conseguimos vender veículos pelos meios digitais”, disse o executivo durante o congresso #ABX22 – Automotive Business Experience, principal encontro de negócios do ecossistema automotivo e da mobilidade.
No que diz respeito aos processos internos do time de vendas das concessionárias, as ferramentas digitais (como marketplaces e mídias sociais) promoveram melhorias no atendimento, segundo Graziella Baida, vice-presidente do Grupo Sinal. “O vendedor ficou mais profissional, está acompanhando mais a jornada da compra do cliente”, disse a executiva durante o evento.
Tesla inaugurou era digital nas vendas
A Tesla é um exemplo mundialmente conhecido de empresa que estruturou suas vendas em plataformas digitais – em seu modelo de negócios não há concessionárias. Um modelo tão desruptivo assim ainda é inédito no mercado local, mas já existem companhias expandindo canais de vendas no meio virtual.
A BMW, por exemplo, foi a primeira marca automotiva a lançar um carro na rede social TikTok no mercado brasileiro. Com transmissão do lançamento do BMW M3 na plataforma de vídeos curtos, as ações atingiram aproximadamente 250 milhões de audiência entre mídia espontânea, canais próprios e redes sociais.
“O importante é que em maior ou menor grau o concessionário entendeu que é preciso ter forte presença na internet para se vender um veículos hoje em dia. A tendência é de amadurecimento dessas ferramentas dentro das concessionárias”, finalizou Martínez, da Hyundai.
A cobertura do #ABX22 é patrocinada por:

