
– Veja
aqui os números da Fenabrave
O Renault Duster, terceiro mais vendido do segmento, teve 22,9 mil emplacamentos em 2015. Caiu 23%, mas exibe uma pequena diferença de pouco mais de 700 unidades para o EcoSport no acumulado do ano.
Assim como ocorreu com o Ford, o aumento da concorrência também vem sufocando o Chevrolet Tracker. Até agosto de 2014 ele ocupava a quarta posição no ranking dos SUVs. Neste ano, porém, rolou para a nona posição, Foram 6,2 mil unidades emplacadas em 2015, 39% abaixo do que conseguiu nos mesmos meses do ano passado.
O Jeep Renegade ocupa a quarta posição no acumulado do ano, mais foi o segundo SUV mais emplacado em julho e agosto, atrás apenas do HR-V. O Hyundai Tucson caiu do terceiro para o sexto posto no período. Os sinais da idade do veterano resultaram na queda de 28,9% em suas vendas.
Outro Hyundai, o ix35, conseguiu segurar a quinta posição com 10,9 mil unidades licenciadas e ainda obteve alta de 10,1% sobre os mesmos meses do ano passado. O lançamento da linha 2016 (veja aqui) deve manter suas vendas aquecidas.
O Mitsubishi ASX mostra desempenho razoável em 2015. Subiu uma posição no ranking. As 7 mil unidades vendidas no período resultaram em queda de 8,1%, bem menor que a retração média para automóveis, próxima a 20%.
Veja abaixo a evolução do segmento de utilitários esportivos:

Fonte: Fenabrave