logo

América Latina

Vendas globais avançam 3,4% no semestre

Dados preliminares da consultoria Polk, dona do provedor Carfax, que reúne informações sobre o setor automotivo, revelam que as vendas mundiais de veículos leves avançaram 3,4% no primeiro semestre em comparação com mesmo período do ano passado, para algo como 1,21 milhão de unidades.
Author image

Redação AB

18 jul 2013

2 minutos de leitura

G_noticia_17509.gif

Exceto pela Europa, todas as regiões do mundo apresentaram crescimento nas vendas de veículos, com destaque para a Ásia-Pacífico, onde os emplacamentos saltaram 5% neste primeiro semestre contra igual intervalo do ano passado, impulsionado pela China, o maior mercado do mundo.

Enquanto isso, os países do Velho Continente ainda registram influência negativa da crise econômica sobre o mercado de veículos: entre janeiro e junho deste ano, a Europa Ocidental comprou 11% menos carros na comparação com iguais meses de 2012; na Europa Oriental, o índice foi de 2% menos.

PROJEÇÕES

A queda de 2,2% das vendas globais em junho sobre igual mês de 2012 não foi suficiente para interferir na projeção positiva do desempenho global publicada no início do ano. A revisão prevê alta de 4,4% das vendas de 2013 sobre as de 2012, para 74,6 milhões de unidades, um novo recorde mundial, informa a Polk.

O volume será fortemente puxado pelas vendas na Ásia-Pacífico, cujo crescimento deverá ser de 7% sobre 2012. Na China, a consultoria prevê aumento de 2,4%. Nas Américas, enquanto a Nafta deve superar as vendas registradas no ano passado, a previsão para a América Latina mostra queda de 1,2%.

Europa Ocidental terminará o ano com a quarta queda consecutiva e com o menor volume registrado desde 1985. Por lá, só o Reino Unido deve encerrar o ano com crescimento, aponta a Polk. Na Europa Oriental, é esperada queda, a partir de uma piora prevista para o mercado russo.

Em 2014, a consultoria espera que as vendas excedam em 4,3% as deste ano, para um volume de 77,8 milhões de veículos leves em todo o mundo.