
Apesar do declínio, o resultado superou o da Volkswagen, que vendeu 4,76 milhões de veículos nos nove primeiros meses deste ano. Apenas no terceiro trimestre, a Toyota vendeu 2,08 milhões de veículos, 7% a menos que em igual período do ano passado e 420 mil unidades a mais do que sua concorrente alemã. A General Motors ainda não divulgou seus números referentes ao terceiro trimestre e aos nove primeiros meses do ano.
A concorrência entre a Toyota e a Volks tem se intensificado após a japonesa anunciar em março seu primeiro prejuízo anual em 59 anos, resultado do colapso da demanda por automóveis nos EUA e em outros mercados importantes. A Volks, ao contrário, registrou um aumento de 15% de seu lucro líquido em 2008, por causa de sua exposição limitadas aos EUA.
“No curto prazo, a Toyota vai ampliar suas vendas”, já que os subsídios e incentivos fiscais para estimular a demanda por veículos eficientes elevarão a procura por carros biocombustíveis no Japão, ao mesmo tempo em que os programas governamentais expiram na Europa, disse o analista Yasuaki Iwamoto, da Okasan Securities.
Ainda assim, o diferencial entre a Toyota e a Volks pode voltar a diminuir quando os programas japoneses acabarem. A GM, por sua vez, encontra dificuldade para ampliar suas vendas, já que tem reduzido capacidade de produção nos EUA, apontam analistas.
“O crescimento virá dos mercados emergentes. A Toyota não possui necessariamente força aí, enquanto a Volkswagen tem boa posição na China”, disse Tatsuya Mizuno, da Mizuno Credit Advisory. As informações são da Dow Jones.
Fonte: Marcílio Souza, Agência Estado.