logo

Vendas globais da Volkswagen foram 7% menores em 2022

Montadora, no entanto, comemorou aumento de 23% das vendas de modelos elétricos
Author image

Redação AB

11 jan 2023

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

As vendas de veículos Volkswagen cairam globalmente em 2022, apontou balanço da companhia divulgado na terça-feira, 10. Segundo os dados, foram emplacados 4,5 milhões de veículos, 7% a menos do que no acumulado de 2021.

“Alcançamos um sólido resultado de vendas em 2022, apesar dos persistentes gargalos no fornecimento. O crescimento dos modelos elétricos confirma que estamos no caminho certo para mobilidade sustentável”, disse Imelda Labbé, do conselho de vendas e marketing.


LEIA TAMBÉM:

– Fiat lidera e GM é marca que mais cresceu em 2022; VW é a que mais encolheu


As vendas de modelos elétricos da marca somaram 330 mil unidades no ano passado, um resultado que representa crescimento de 23,6% sobre o resultado de 2021. Deste total, 170 mil unidades correspondem ao ID.4, a maior parte deles vendida na China.

Para VW, 2023 será volátil e desafiador

Segundo suas projeções, 2023 “será outro ano volátil e desafiador devido aos persistentes gargalos no fornecimento de semicondutores”. A empresa antecipou, no entanto, uma melhoria gradual da situação de abastecimento, com a produção a estabilizar ao longo do ano.

“Estamos fazendo o possível para reduzir ainda mais os prazos de entrega para nossos clientes e para reduzir a alta carteira de pedidos o mais rápido possível”, contou Labbé.

Afora os problemas com entrega de componentes, a VW teve um ano marcado também pela mudança no comando do grupo, com a chegada de Oliver Blume para o lugar de Herbert Diess. Uma das metas do executvio, inclusive, é acelerar a eletrificação da oferta das marcas do Grupo VW.