
A fabricante justifica que o declínio ocorreu principalmente por causa da crise econômica europeia. O sul europeu, onde o grupo tem uma presença grande, foi a região mais atingida, com queda de 13,3% do mercado automotivo francês, 14,9% do espanhol, 40% do português e 20,9% do italiano. No mercado total do continente, a PSA apresentou retração de 8,6%. A participação do grupo em 30 países europeus chegou a 12,7%.
A suspensão das vendas de CKD para o Irã, em fevereiro, também colaborou para complicar os resultados no ano. Em 2011, o grupo entregou 457,9 mil CKDs para o Irã.
Apesar dos resultados negativos, o percentual de suas vendas geradas com veículos premium no mundo dobrou nos últimos três anos, para 18% do volume total comercializado pelo grupo. Isso reflete, em parte, o primeiro ano completo de vendas de veículos híbridos. Com 22 mil unidades entregues em 2012, a PSA Peugeot Citroën ocupa o segundo lugar em vendas de veículos híbridos na Europa.
Frédéric Saint-Geours, vice-presidente executivo, declarou em nota: “A PSA Peugeot Citroën sentiu a força do declínio em mercados europeus de automóveis. Esta situação tornou a nossa estratégia internacional mais necessária do que nunca. Intensificamos a nossa expansão global em 2012 e continuaremos em 2013 com uma presença crescente na China, América Latina e Rússia. 2013 será mais um ano difícil para a Europa, mas temos veículos inovadores e atraentes para serem oferecidos. Será o ano com o maior número de lançamentos de modelos Peugeot e Citroën em todo mundo.”
CRESCIMENTO FORA DA EUROPA
A estratégia da PSA em 2012 e daqui em diante será ampliar sua participação em mercados fora da Europa. No ano passado, a fabricante conseguiu aumentar as vendas fora do continente em 5%, para 38%. O objetivo do grupo é realizar mais de 50% delas fora da Europa em 2015.
No mercado chinês, que apresentou crescimento de 7,2% em 2012, as vendas do grupo aumentaram 9,2%, para 442 mil unidades e a participação ficou em 3,5%. As vendas da Peugeot foram as que mais cresceram: 24%, para 216 mil veículos.
Na Rússia, que teve alta de 10,1%, a PSA cresceu 7,4% totalizando 77,3 mil veículos e participação de 2,6%.
No resto do mundo, as vendas do grupo tiveram alta de 16,5%, com destaque na Argélia (alta de mais de 50%, para 81 mil unidades) e outros países do norte da África.
AMÉRICA LATINA
Impulsionada por um bom momento na economia brasileira, o mercado de veículos na América Latina cresceu 5,6% em 2012. As vendas do grupo, no entanto, diminuíram 8,3%, para 277 mil unidades, com participação de 4,8%.
No Brasil, a redução do IPI impulsionou as vendas de veículos populares, mas a medida não impactou diretamente o grupo, já que ele tem pequena participação nesse segmento. Fora isso, as vendas da PSA também foram prejudicadas por causa da obra de ampliação da fábrica de Porto Real (RJ). Na Argentina, em compensação, a fabricante teve crescimento de 4,4%, para uma participação de mercado de 13,8%. Foram produzidos por lá 129,5 mil veículos no ano.
PROJEÇÕES 2013
O mercado europeu deve continuar a se contrair em 2013, de 3% a 5%. As marcas Peugeot e Citroën vão lançar 17 modelos em todo mundo no ano, dos quais nove na Europa. Isso deverá reduzir a “idade média” do portfólio em 3,5 anos.
Na América Latina, depois de um ano de transição e transformação, o grupo diz que está bem preparado para um retorno ao crescimento de vendas. A fábrica de Porto Real inicia a produção do Peugeot 208 e outros modelos serão lançados durante o ano.